falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

São Paulo abre nova consulta para construir 'cidade de 15 minutos' - Consecti

São Paulo abre nova consulta para construir 'cidade de 15 minutos' - Consecti

Giro nos estados
17 maio 2022

São Paulo abre nova consulta para construir ‘cidade de 15 minutos’

Convergência Digital … 16/05/2022 … Convergência Digital

O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu uma para consulta pública da segunda fase do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação de São Paulo (CITISP). O objetivo é colher contribuições para o aprimoramento da iniciativa, a qual envolve a concessão de uso durante 35 anos para construção, gestão e operação de um distrito de inovação na área do Parque Tecnológico do Jaguaré – CITI II, por meio da atração de empresas voltadas ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores.

A ideia é incentivar investimentos na região em parceria com a iniciativa privada para a consolidação de um distrito de inovação dotado de diversos usos, como habitação, lazer, comércios e serviços, incluindo o robustecimento da infraestrutura local e a disponibilização de áreas verdes para a população.

Esta etapa do CITI será implantada no terreno da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, no bairro do Jaguaré. A região deverá incorporar o conceito da “Cidade de 15 Minutos”, que considera que os serviços, comércios e espaços públicos estejam disponíveis em uma caminhada no máximo de 15 minutos.

A implementação do distrito de inovação do CITI II busca estar alinhada a pauta de cidades inteligentes , visando promover o desenvolvimento socioeconômico e a modernização da gestão e dos serviços presentes no bairro do Jaguaré, por meio de medidas de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

A Subsecretaria de Parcerias do Governo de São Paulo, responsável pela modelagem técnica da concessão do CITI II, prevê como potenciais formas de exploração de receita para o concessionário vencedor o desenvolvimento de negócios de CT&I, o aluguel de áreas, exploração comercial dos equipamentos reversíveis e venda de áreas. A premissa do projeto é que não haverá transferência de recursos orçamentários para a concessionária.

A primeira fase do CITISP foi inaugurada em 2020 e está no espaço do IPT Open Experience, localizado na Universidade de São Paulo (USP), na capital. O IPT Open é destinado a empresas de todos os portes e setores econômicos que demandem soluções com alta intensidade tecnológica.

Contribuições e esclarecimentos poderão ser recebidos ao longo do período de consulta pública, até às 18h do dia 28 de junho de 2022, pelo e-mail citisp@sde.sp.gov.br. Os interessados podem acessar os documentos editalícios por meio do link www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/transparencia/editais-e-deliberacoes/.

Fonte: Convergência Digital