falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Roraima inicia atividade nas salas equipadas com alta tecnologia no Iater - Consecti

Roraima inicia atividade nas salas equipadas com alta tecnologia no Iater - Consecti

Giro nos estados
28 abril 2022

Roraima inicia atividade nas salas equipadas com alta tecnologia no Iater

AVANÇO | Governo inicia atividade nas salas equipadas com alta tecnologia no IaterAscom Iater

Depois de inauguradas, as Salas Interativas montadas dentro do Iater, (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), do Governo de Roraima, já estão em plena atividade. Os equipamentos de última geração, computadores, notebooks, tela e lousa digitais são utilizados para cursos, teleconferências e aprimoramentos.

Segundo o presidente do Iater, Marlon Buss, a modernização do Instituto se torna cada dia mais importante. “Essas Salas Interativas devido ao seu grau de utilização e pela condição rápida de conseguirmos transmitir a mesma mensagem para todos os nossos representantes do Iater no interior no Estado, são de suma importância”.

Marlon explica ainda o uso das salas pelos extensionistas. “A exemplo de hoje, nós estamos tendo uma reunião sobre crédito rural, da aprovação de crédito rural, como chegar no produtor, como oferecer essa alternativa para que ele consiga melhorar toda a sua condição de trabalho. Então, nós temos uma meta, uma missão e precisamos levar as condições e o conhecimento para que os nossos extensionistas consigam fazer esse atendimento de modo coeso e pontual”.

SALAS FUTURISTAS

Ao todo, as duas Salas Interativas, possuem 30 mesas equipadas com equipamentos de última geração, como computadores e notebooks, sendo duas mesas com acessibilidade para cadeirantes. Em cada sala, há também telas e lousas digitais. Hoje, o Iater conta com a parceria da Google Workspace for Education, Microsoft, Lego, Robotis – We Provide Creativity, Despertar, Ited e Lenovo, por exemplo.

Marlon Buss comemora o espaço conquistado com a doação da empresa de energia Eneva. “Hoje, nós temos toda a tecnologia de ponta, todas as ferramentas e computadores, que tornam a comunicação, de uma forma ágil, rápida, a exemplo de agora, nós estamos em todos os municípios ao mesmo tempo, não só no município, mas em algumas vilas, então, tudo isso traz uma praticidade, uma celeridade de conseguirmos dar atendimento ao nosso trabalho”, frisou.

Outra doação da Eneva, foi de um planetário, que funciona como um espaço tecnológico itinerante, além de equipamentos para montar um estúdio fotográfico para criar vídeos e entrevistas com temas relevantes para o setor da agricultura.

O planetário, por ser itinerante, será usado também em escolas tanto na Capital como nos demais municípios, para levar informações do campo para os espaços educacionais. Com essa integração, campo, espaço urbano e educação, as Salas Interativas cumprem sua missão em levar conhecimento a todos os públicos.

“Além da preparação do nosso pessoal, dos nossos colegas de trabalho, depois disso, vamos fazer reuniões no interior, no campo, em cada comunidade, em cada associação, em cada cooperativa, em cada grupo de produtores exatamente levando essa condição de trabalho, onde terá o nosso extensionista e também terá todo o suporte técnico e moderno aqui da sede do Iater”, concluiu Marlon Buss.

Fonte: Notícias do Estado de Roraima