falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Roraima estimula empregos, inovação e fortalecimento das cadeias produtivas no Distrito Industrial - Consecti

Roraima estimula empregos, inovação e fortalecimento das cadeias produtivas no Distrito Industrial - Consecti

Giro nos estados
25 abril 2023

Roraima estimula empregos, inovação e fortalecimento das cadeias produtivas no Distrito Industrial

Os títulos definitivos urbanos e rurais são um benefício importante para milhões de brasileiros. Esses documentos garantem segurança jurídica e o direito de propriedade sobre a terra, o que pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento econômico local.

Em Roraima, somente no Distrito Industrial Aquilino Mota Duarte, o Governo do Estado já concedeu 157 certificações para 62 empresas instaladas no local, até 2022.  “Na gestão do governador Antonio Denarium, esse esforço tem ampliado a economia roraimense possibilitando trabalho e renda familiar. Ou seja, com o título definitivo em mãos, as pessoas têm acesso a financiamentos, podendo realizar reformas e melhorias, enquanto antes era impossível devido à falta de segurança jurídica. Além disso, a regularização fundiária contribui para a ampliação de infraestrutura nas áreas urbanas e rurais, valorizando os imóveis”, destacou Jadila Cotrim, coordenadora de Estruturas para Produção e Comercialização.

Para o secretário Márcio Grangeiro, os benefícios dos títulos definitivos urbanos e rurais são inegáveis ​​e originados para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “O processo de emissão de títulos definitivos urbanos e rurais envolve diversas etapas, desde a identificação dos ocupantes ou proprietários até a elaboração de mapas e registros cartoriais. É um trabalho que exige a participação do poder público, dos moradores e dos proprietários, além de um amplo trabalho de mobilização e conscientização sobre a importância da regularização fundiária”, reforçou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

Ao garantir o direito de propriedade sobre a terra, os títulos definitivos também ajudam a reduzir a desigualdade social e a promover o desenvolvimento econômico e social das regiões mais independentes do país.

Com esses documentos, os proprietários têm a garantia de que a terra é de fato deles, o que facilita o acesso a crédito, seguro agrícola e programas de incentivo à produção rural. Além disso, a regularização fundiária é fundamental para combater a grilagem de terras e a especulação imobiliária no campo.

 

O POLO

Em Boa Vista, o Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte possui 49 quadras e 623 lotes distribuídos em uma área de 434,8513 hectares. Sua localização estratégica – situada às margens da BR 174 – facilita o acesso ao Amazonas, Venezuela e Guiana.

Nos últimos anos, o empreendedorismo no polo tem ganhado forças através de incentivos fiscais e titulação de lotes abrangendo segurança jurídica, permitindo a abertura de créditos estimulando a ampliação de investimentos.

Nesse intuito, o Governo de Roraima tem atuado também na revitalização urbana de todo o complexo industrial, melhorando o cenário empreendedor com a comodidade da pavimentação, iluminação pública, drenagem, esgoto e calçadas, facilitando o empenho empresarial.

Assim, com a indústria, comércio e serviços atrelados, a produção econômica roraimense vem crescendo com a geração de emprego e renda. E mais ainda será realizado no fomento dos negócios abrangendo também o interior do Estado com o desenvolvimento de novos polos industriais beneficiando os municípios de Rorainópolis, Bonfim e São Luiz do Anauá.

Fonte: SEADI RR