falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

RJ assina memorando de intenções para projetos de cidade inteligente com empresas italianas - Consecti

RJ assina memorando de intenções para projetos de cidade inteligente com empresas italianas - Consecti

Giro nos estados
09 fevereiro 2022

RJ assina memorando de intenções para projetos de cidade inteligente com empresas italianas

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), junto com a Enel X Brasil, Leonardo e TIM assinaram nesta terça-feira (01), no Palácio da Guanabara, um memorando de intenções para iniciar o estudo de soluções conjuntas para transformar o Rio de Janeiro em modelo de cidade inteligente, segura e resiliente. Estavam presentes o governador, Claudio Castro, o secretário da Secti, Dr. Serginho, o embaixador da Itália, Francesco Azzarello, o cônsul-geral, Paolo Miraglia e representantes das empresas italianas.

Pelo acordo, cada companhia desenvolverá e fornecerá capacidades fundamentais nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia, oferecendo soluções conjuntas para uma e-cidade conectada, além de contribuir de forma eficiente para trazer mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos em suas atividades cotidianas, além de fornecer produtos e serviços que impulsionem a expertise da indústria brasileira.

Para o secretário, Dr. Serginho, o protocolo de cooperação técnica vai ajudar a expandir a troca de tecnologia, permitindo mais acesso da população à tecnologia, inovação e informação. “Hoje, o Estado do Rio de Janeiro, em um movimento histórico, assina um protocolo de cooperação técnica com as maiores empresas de tecnologia da Itália. O governador Cláudio Castro, juntamente com a Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia, e com as empresas Enel X, Leonardo e Tim, hoje avançam nesta expansão. Esse é um sinal de que a gente está no caminho certo do desenvolvimento tecnológico do Estado do Rio de Janeiro”, afirma Dr. Serginho.

Além disso, a parceria tem como objetivo identificar possíveis cidades cuja implantação de tecnologias de cidades inteligentes podem ser aplicadas, buscando transformá-las em um “laboratório vivo” para as aplicações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável na localidade.

Graças a este acordo, uma gama completa de serviços eletrônicos será oferecida: e-city, e-home, e-mobility, e-industries e também serviços digitais financeiros. Sistemas de energia e inteligência artificial serão aplicados para facilitar a vida dos cidadãos, agregando qualidade de vida e segurança ao seu cotidiano.

Para o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a parceria com as três empresas italianas recoloca o Rio de Janeiro em um cenário da transformação digital e do desenvolvimento sustentável.
“A cooperação técnica vai apoiar o Governo do Estado com estudo e propostas de modelo de cidades inteligentes, seguras e resilientes. Este projeto será extremamente benéfico para o nosso estado à medida que vai proporcionar mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos e às indústrias fluminenses. O movimento para atração de novos investimentos para o Rio de Janeiro já começou”, afirma o governador Cláudio Castro.

Fonte: SECTI RJ