falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Rio Grande do Sul é 1º lugar em inovação no Brasil - Consecti

Giro nos estados
30 novembro 2022

Rio Grande do Sul é 1º lugar em inovação no Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul lidera o quesito “inovação” no ranking de competitividade dos estados brasileiros. Os resultados foram divulgados nesta semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização sem fins lucrativos responsável por elaborar essa ferramenta com base em métricas de gestão pública.

Cinco indicadores são utilizados para avaliar o desempenho dos Estados em termos de inovação: investimento público em pesquisa e desenvolvimento, pesquisa científica, patentes depositadas, bolsas de mestrado e doutorado, e empreendimentos inovadores. Como destaque, o RS ficou em primeiro lugar, entre todos os Estados, em patentes e empreendimentos.

Conforme aponta o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, isso é resultado de investimentos sistêmicos, incluindo os R$ 112 milhões do programa Avançar na Inovação nos últimos 18 meses. Além disso, o Estado produz 11,5% de todo o conhecimento científico nacional, forma mais de 2 mil doutores por ano e apresenta um conjunto de importantes universidades públicas e privadas. Possui 16 parques tecnológicos, 43 incubadoras, oito Institutos Senai de Inovação e Tecnologia, oito Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) e mais de mil startups. Para completar, o RS é palco de grandes eventos de inovação, como o South Summit Brasil.

Todos esses fatores mostram como o RS vem se consolidando como Estado mais inovador do Brasil. “Agora, precisamos difundir a cultura do empreendedorismo, investir em educação e criar condições para o desenvolvimento de mais empreendimentos inovadores. Assim o nosso ecossistema de inovação poderá manter o primeiro lugar e alcançar relevância mundial”, afirma Balestrin.

Fonte: SICT RS