falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

PROUNI-PE encerra processo seletivo 2022.1 com 902 bolsistas selecionados - Consecti

PROUNI-PE encerra processo seletivo 2022.1 com 902 bolsistas selecionados - Consecti

Giro nos estados
10 maio 2022

PROUNI-PE encerra processo seletivo 2022.1 com 902 bolsistas selecionados

A coordenação do Programa Pernambuco na Universidade (Prouni-PE) divulgou esta semana (segunda-feira – 02/05) o balanço final da seleção 2022.1. Ao todo o programa investiu R$ 3,6 milhões de reais, beneficiando 902 estudantes de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado, com a concessão de bolsas de estudo no valor de R$ 500,00 mensais, pagos integralmente pela gestão estadual, do primeiro ao último período do curso. A bolsa é um incentivo para que o aluno possa pagar as mensalidades, comprar material acadêmico, ou até mesmo se manter durante o período de formação superior.

O Edital 2022.1 do PROUNI-PE ampliou o alcance de beneficiados através de uma adequação à renda per capita familiar mínima exigida dos participantes, antes restrita a até um salário-mínimo e meio. Nos casos em que não houve preenchimento pleno das bolsas de estudo, nessa faixa salarial, houve a inclusão de pessoas com renda de dois salários-mínimos, avançando, gradualmente, para estudantes com até quatro salários per capita. A lista completa de selecionados está disponível no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti (www.secti.pe.gov.br), órgão estadual responsável pelo programa.

São 52 cursos ofertados, nas diversas áreas de conhecimento, em 26 Instituições de Ensino Superior (IES), entre Autarquias Municipais de Ensino Superior, Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) e Instituições Privadas.

Segundo os números divulgados, a região do Agreste Meridional foi a que teve maior número de estudantes aprovados para o recebimento das bolsas, com um total de 224 contemplados, seguida pela Região Metropolitana do Recife com 186 aprovados, o Sertão do Pajeú vem em terceiro, com um total de 123 beneficiados.

A tabela completa com os dados segue abaixo:

Prouni-PE Edital 2022.1 – Número de estudantes aprovados 
Região de Desenvolvimento Aptos
Agreste Central 71
Agreste Meridional 224
Agreste Setentrional 3
Mata Norte 37
Mata Sul 27
RMR – Núcleo Centro 112
RMR – Núcleo Norte 33
RMR – Núcleo Oeste – Sul 41
Sertão do Araripe 2
Sertão Central 36
Sertão de Itaparica 17
Sertão do Moxotó 69
Sertão do Pajeú 123
Sertão do São Francisco 72
Regiões de Estados vizinhos 35
Total 902

 

Além de contemplar todas as Regiões de Desenvolvimento (RD’s) de Pernambuco, também foram selecionados 18 estudantes da Bahia, um do Ceará, 15 da Paraíba e um do Piauí que vieram realizar seus estudos em solo pernambucano.

O número de estudantes de escolas pública também chama atenção nos dados divulgados, com um total de 829 alunos contemplados.

Escolaridade Total
Privada 73
Pública 829

 

O Prouni-PE é destinado à concessão de bolsas de estudos do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES, e tem por por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas.

Fonte: SECTI PE