falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Projeto promove oficina de artes visuais para alunos da educação especial em Roraima - Consecti

Projeto promove oficina de artes visuais para alunos da educação especial em Roraima - Consecti

Giro nos estados
29 junho 2022

Projeto promove oficina de artes visuais para alunos da educação especial em Roraima

O CADAHS (Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação) realizou nesta sexta-feira, 24, por meio do projeto “Parceria Amiga”, uma oficina de artes visuais para alunos da educação especial captados da rede estadual de ensino. A atividade ocorreu na sede do Centro e contou com o apoio da Escola de Desenhos de Roraima.

Um dos apoiadores do projeto, o professor de Artes Visuais/Desenho, Kayo Soares, dono da Escola de Desenhos, firmou uma parceria com o CADAHS e desenvolveu a atividades com os alunos, conforme explicou a professora Virginia Nascimento, idealizadora do projeto.

“A parceria do professor Kayo é muito importante, porque o aluno tem que ser potencializado, no que ele apresenta como interesse. Então, percebi que esse aluno tinha interesse, por exemplo, em fazer desenhos de cartoon, mangá, ou seja, é algo que a gente não tem domínio. E é nesse sentido que a parceria vem ao encontro dessa possibilidade de potencializar o que o aluno está demonstrando”, destacou.

Virginia disse também que o projeto desenvolvido é compatível com o trabalho que ocorre na rotina pedagógica da instituição e funciona como extensão das atividades do Centro.

“O Centro faz um trabalho de parceria com as escolas públicas, levando palestras para conscientizar todo o corpo técnico e pedagógico da escola com relação à necessidade de fazer o processo de identificação desses alunos. A população tem um percentual de alunos com altas habilidades para “superdotados” de 5% a 10%”, ressaltou.

Conforme ela, após identificar o interesse de três alunos do Centro, buscou conhecer mais sobre a Escola de Desenho, para firmar uma colaboração mais consistente por meio do projeto Parceria Amiga.

“Através de uma conversa entre a equipe do CADAHS e o professor Kayo Soares, a gente chegou ao consenso de que essa parceria teria um foco permanente, porque outros alunos poderiam também vivenciar essa necessidade ou essa potencialidade”, complementou.

O professor Kayo ressaltou a parceria e a importância que a Arte tem para o desenvolvimento dos alunos, principalmente com habilidades no campo profissional.

“A Arte na verdade é uma forma de se comunicar. E qualquer comunicação é como se fosse um abecedário. Então eles estão aprendendo um pouquinho dos fundamentos sobre as técnicas de desenho, também sobre a pintura. Futuramente poderão usar isso no campo profissional, na área que escolherem; que a gente não sabe muito cedo, mas quando a gente se prepara é melhor”, enfatizou.

Fonte: Notícias do Estado de Roraima