falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Programa Centelha: Segunda Edição do Programa é lançada pela FINEP, SECTI e FAPEMA no Maranhão - Consecti

Programa Centelha: Segunda Edição do Programa é lançada pela FINEP, SECTI e FAPEMA no Maranhão - Consecti

Giro nos estados
31 janeiro 2022

Programa Centelha: Segunda Edição do Programa é lançada pela FINEP, SECTI e FAPEMA no Maranhão

Aconteceu na última quarta-feira (15), no auditório do Edifício João Goulart em São Luís, o evento de lançamento do Edital do Programa Centelha MA, programa promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI e executado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

O evento de lançamento do edital foi realizado presencialmente e transmitido pelo Youtube. Estiveram presentes aproximadamente 120 pessoas, entre elas representantes de instituições como Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA); Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Universidade CEUMA; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/MA); Academia Maranhense de Ciências (AMC); Associação Comercial do Maranhão (ACM); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA); Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA); além do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Marcelo Bortolini; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Santos; e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

A programação do evento teve início com as falas das autoridades presentes e logo após foi realizada a assinatura e lançamento do edital pelo secretário Davi Telles, o presidente da Fapema, André Santos e diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Marcelo Bortolini.

O secretário Davi Telles falou sobre a transformações de pesquisas em produtos. “É com a tecnologia, com a inovação, com a transformação de pesquisas em produtos, em negócios, em soluções reais que nós vamos construir um país cada vez melhor. Fazemos um grande investimento para provocar os pesquisadores e a pesquisa de alto desempenho do Maranhão”, disse.

O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP, Marcelo Bortolini falou sobre o objetivo do programa. “O Centelha tem uma característica de trazer o conhecimento de fora do meio acadêmico para geração de valor no mercado. Desde 2019 a missão da FINEP é gerar conhecimento, produzir riqueza e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O Centelha tem esse objetivo de gerar estímulo ao empreendedorismo para transformar o Brasil através da inovação, uma ação que tem tido sucesso por conta da parceria e colaboração de diversos atores”, enfatizou.

“Essa ação dá continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido pela FINEP, Fapema e Secti desde 2019 com o primeiro Edital Centelha. A aproximação da academia e empresas com a transformação de ideias em produtos, de pesquisas em metodologias que possam ser aplicadas na sociedade é algo de extrema importância”, ressaltou o presidente da Fapema.

Durante a solenidade a equipe do Programa Inova Maranhão, que ficará responsável pelas capacitações dos aprovados no edital, apresentou os resultados obtidos na execução do primeiro edital do Centelha e plano de trabalho paro o Centelha 2. As inscrições do Programa Centelha tem início em 15 de dezembro e vão até 21 de março de 2022, no endereço eletrônico https://programacentelha.com.br/ma/, no qual é possível obter mais informações sobre o programa e seu edital detalhado.

 

Como funciona

Na primeira fase do Programa Centelha, os interessados deverão apresentar suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. O objetivo é verificar se a ideia é inovadora traz benefícios para a região e o seu potencial de mercado. Na segunda fase, os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar um bom negócio.

Por fim, a terceira fase consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

Serão destinados à concessão de subvenção econômica à inovação, em apoio às propostas aprovadas, recursos no valor global de R$ 1.480.000,00. Os recursos disponibilizados serão destinados à subvenção econômica de até 28 projetos de inovação, no valor unitário de até R$ 52.850,00.

O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no Maranhão, já que muitas ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, consolidando uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

Fonte: SECTI MA