falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Piauí Conectado vai vender fibra óptica e negocia com teles pelo 5G - Consecti

Piauí Conectado vai vender fibra óptica e negocia com teles pelo 5G - Consecti

Giro nos estados
28 setembro 2022

Piauí Conectado vai vender fibra óptica e negocia com teles pelo 5G

O Piauí Conectado começa as reuniões com uma operadora para o uso da rodovia digital – mais de 11 mil km – para a oferta do 5G no Estado. “Fechamos um acordo para não revelar o nome ainda, mas teremos a primeira reunião ainda nesta semana. A ideia é eles usarem nossa infraestrutura e levar fibra até as ERBs deles”, informou o presidente da Globaltask, empresa controladora da concessionária responsável pelo projeto, que foi estimado em R$ 396 milhões e já está em R$ 600 milhões, mas que tirou o Piauí das últimas posições para as primeiras entre os estados conectados.

Silva, que participou do Furukawa Latam Summit 2022, que acontece em Atibaia, São Paulo, informou ainda vai lançar uma chamada para a venda de fibra óptica até dezembro, quando o anel interligando Norte ao Sul do Estado estiver finalizado. “Mas não seremos uma rede neutra, quero deixar isso bem claro. Nós vamos disponibilizar as fibras que tivermos, depois de atender ao governo do Estado, que tem a nossa prioridade. Mas teremos fibra e podemos repassar ao mercado”, detalhou. Tanto é assim que, hoje, pelo menos 80 provedores já usufruem da capilaridade do Piauí Conectado, que adquirem links, mas também poderão, depois, comprar fibra óptica.

O Piauí Conectado vai interligar os 224 municípios do Estado, com 2400 pontos de conexões e é considerado o primeiro PPP do setor de telecomunicações. A Furukawa é um dos principais parceiros na implantação da rodovia digital. “Nós somos o 130 projeto de PPP do Brasil. É pouco, muito pouco. Precisamos de mais integração público e privado. Na França, já são mais de 15 mil”, detalhou Edson Silva.

Fonte: Convergência Digital