+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

PB abre edital de R$ 250 mil voltado à produção de cachaça

Governo do Estado abriu edital de R$ 250 mil por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB) para a execução de três propostas de “Apoio a Pesquisas para Arranjos Produtivos Locais – APL Cachaça”. O edital é direcionado a pesquisadores doutores, vinculados a instituições de ensino superior ou a instituições de ciência, tecnologia e inovação sediadas no estado.

As propostas deverão apresentar soluções tecnológicas relacionadas ao arranjo produtivo local das principais cachaças do estado e proporcionar o desenvolvimento econômico e tecnológico na Paraíba de acordo com três tipos de caracterização do produto cachaça: qualidade físico-química (caracterização das cachaças de acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro); caracterizar leveduras isoladas (perfil identificando as leveduras das principais unidades produtoras de cachaça através de marcadores de PCR); e qualidade sensorial (estabelecimento de um painel treinado e organização de duas oficinas para ranking das cachaças selecionadas, uma em cada ano, consignado em documento oficial a ser tornado público).

Os projetos terão prazo de 24 meses para serem executados. O presidente da Fapesq, Roberto Germano, destacou que esse edital está voltado para um setor produtivo específico e surtirá produtos que impactarão na produção e na classificação das cachaças feitas na Paraíba. “Incentivaremos a formação de um painel sensorial, um procedimento no qual especialistas avaliam a cachaça em sua composição. Há grupos na Paraíba que já trabalham empregando esses métodos e apoiaremos essa atividade.”

A expectativa é de que pesquisadores das instituições superiores de ensino e pesquisa apresentem propostas, a exemplo dos cientistas de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além de proporcionar preparo técnico para o arranjo produtivo da cachaça no estado, tendo em vista eventos nacionais que estão em planejamento para serem realizados no próximo ano.

O edital “Apoio a Pesquisas para Arranjos Produtivos Locais” está disponível aqui

Fonte: Fapesq em 09/06/2021

Próximos Eventos