falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Pauderney Avelino será secretário da SEDECTI no Amazonas - Consecti

Giro nos estados
18 janeiro 2023

Pauderney Avelino será secretário da SEDECTI no Amazonas

O ex-deputado federal Pauderney Avelino será secretário de Wilson Lima (União Brasil) pela segunda vez. O governador do Amazonas vai lhe dar o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Lima deve publicar a nomeação no diário oficial de amanhã, dia 18.

O dia da posse, até às 16h deste dia 17, contudo, ainda não estava definido. Conforme os bastidores do governo, deve ser até sexta-feira, 20.

Entretanto, Avelino já age como titular da pasta. Por exemplo, fez contatos com servidores da Sedecti e comunicou que vai comandá-la.

Desde 30 de dezembro último a Sedecti está sem o titular. O cargo era do deputado estadual Ângelus Figueira, que agora está em tratamento de saúde.

Avelino já pertenceu à gestão Wilson Lima. Em 2019, no começo do primeiro mandato, ele foi nomeado representante do Amazonas em São Paulo. Ficou no cargo por quase um ano.

Partido no time

Ao optar por Avelino para secretário do setor de desenvolvimento, o governador, de pronto, acomoda o seu partido no primeiro escalão.

O ex-deputado é presidente estadual do União Brasil.

Opção industrial

Com a nomeação, Lima também mostra mudança fundamental nos rumos da pasta.

Até Figueira, o foco maior era o setor primário. A própria equipe do secretário tinha essa vocação.

A chegada de Avelino simboliza que o governador vai também dar atenção mais forte ao polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). Para tanto, foi buscar o político que tem, talvez, a mais forte ligação com o setor, fruto de sua atuação na Câmara dos Deputados em prol do modelo de desenvolvimento.

Dessa maneira, Lima mostra que, na prática, prepara o Amazonas para mudanças e nova política industrial já anunciadas pelo governo Lula da Silva (PT). A própria escolha do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para comandar a pasta da indústria e comércio, sinalizou ao país a importância que o novo governo disse que vai dar à reindustrialização do país. Será, portanto, uma guinada de 360 graus no rumo que o governo Bolsonaro deu ao setor nos últimos quatro anos.

Diante disso, a presença de Avelino reforça o Amazonas para garantir os direitos constitucionais da ZFM nos embates que vêm por aí. Por exemplo, na reforma tributária e na elaboração de PPB (processo produtivo básico) dos produtos do polo industrial.

Destino do ex

Conforme fontes próximas a Lima, ele não deve abrir mão de Figueira. Tão logo volte do tratamento de saúde, o governador vai chamá-lo para o time.

Afinal, o governo não deve prescindir do conhecimento e experiência do empresário que foi deputado por dois mandatos e prefeito de Manacapuru por quatro.

Fonte: BNC Amazonas (adaptado)