falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

O impacto das mudanças climáticas é tema de webinar sobre segurança de barragens catarinenses - Consecti

O impacto das mudanças climáticas é tema de webinar sobre segurança de barragens catarinenses - Consecti

Giro nos estados
12 dezembro 2022

O impacto das mudanças climáticas é tema de webinar sobre segurança de barragens catarinenses

WhatsApp Image 2022 12 06 at 17.46.23
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), promove o 3º Webinar Segurança de Barragens de Santa Catarina. Nesta edição, o tema será “Mudanças Climáticas: impactos, regulação e vulnerabilidades”. O evento será realizado online, na plataforma do site do evento, no dia 12 de dezembro, às 14h. É imprescindível realizar a inscrição para receber o link de acesso.

Na programação estão palestras com especialistas da área com o objetivo de discutir a ocorrência de eventos climáticos extremos e a influência sobre as estruturas das barragens com foco nas populações e possíveis consequências em âmbitos sociais, ambientais e econômicos.

O Webinar é aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia, mas tem foco em empreendedores de barragens, integrantes da Câmara Técnica de Segurança de Barragens do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerh) e demais entes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segrh).
Haverá emissão de certificados para os participantes e as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas
no link: https://www.even3.com.br/seguranca-de-barragens-sc-2022/

O evento
A abertura do evento será do secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira. Para ele, “as mudanças climáticas aumentam o risco de acidentes com barragens e o debate é necessário para discutir a mitigação desses impactos através da implantação de medidas eficazes e de regulação.” É de competência da SDE/Sema a fiscalização de barragens de acumulação de água para usos múltiplos em cursos d’água de abrangência estadual.

Na programação, foram convidados especialistas para comporem a mesa redonda de discussão sobre o tema: o professor Pedro Luiz Borges Chaffe da Universidade Federal de Santa Catarina, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental; o professor Ariaster Baumgratz Chimelie da Universidade de São Paulo, FEA/Departamento de Economia e o Diretor de Gestão de Risco da Defesa Civil de Santa Catarina, Leonel Fernandes. A mediação do evento caberá à engenheira vinculada à Diretoria de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema, Gisele Mori.

O Webinar Segurança de Barragens é uma ação integrante do Plano de Capacitação Continuada em Recursos Hídricos de Santa Catarina (PCRHI-SC) desenvolvido pela Sema.

WhatsApp Image 2022 12 08 at 17.18.14

Texto: Pablo Mingoti

Fonte: FAPESC