falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Ministro destaca incentivo à inovação e ciência no Paraná em visita à Fundação Araucária - Consecti

Ministro destaca incentivo à inovação e ciência no Paraná em visita à Fundação Araucária - Consecti

Giro nos estados
30 maio 2022

Ministro destaca incentivo à inovação e ciência no Paraná em visita à Fundação Araucária

Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis) implementados pela Fundação Araucária são referência para o avanço da ciência e tecnologia no Paraná. A avaliação foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, que esteve na Fundação Araucária nesta quinta-feira (26) para conhecer os principais programas e ações da instituição.

Criados nesta gestão, os Napis foram destacados pelo ministro por apresentarem, segundo ele, características que estão em sintonia com o trabalho desenvolvido pelo MCTI. Existem 25 no Estado. Eles têm como objetivo conduzir a produção de conhecimento de forma colaborativa pelos pesquisadores paranaenses e de outras regiões, incentivados por demandas prioritárias de setores estratégicos.

“A agenda apresentada pela Fundação Araucária tem a maior sintonia com o que estamos fazendo. Identifiquei oportunidades de cooperação, surgiram novos fatos que vamos desdobrar nas próximas reuniões para fazermos importantes construções coletivas”, afirmou o ministro.

Ele destacou o avanço da ciência, tecnologia e inovação ocorrido no Paraná nos últimos três anos. “Os ecossistemas se fortaleceram, o conjunto de atores que formam o sistema de ciência e tecnologia do Estado está cada vez mais robusto. Ou seja, o Paraná avançou e isso vai rapidamente se desdobrar em novos projetos, captações e, principalmente, transbordar do Paraná para o restante do País”, enfatizou.

Representantes dos Napis Genômica, Emergências Climáticas, Proteínas Alternativas, Hidrocarbonetos e Biodiversidade, além do Projeto Iniciativa Amazônia, realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), apresentaram as principais ações em andamento e a serem realizadas pelos pesquisadores.

“O ministro Paulo Alvim tem uma relação muito forte com as questões relativas ao desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação. Foi um dia importante para confirmarmos que estamos no caminho certo. Que o nosso plano de trabalho, alinhado com o Plano de Governo, está sendo concretizado da melhor forma possível”, disse o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. “É importante para o Estado o interesse do ministro em relação aos novos arranjos de pesquisa e inovação”.

INTEGRAÇÃO – O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, apresentou as principais ações desenvolvidas com os Napis, o Programa Rotas 2040 (que busca induzir a transformação estrutural por meio de estratégias regionais para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação) e a Plataforma iAraucária (que permite identificar e localizar pesquisadores usuários do sistema de currículo virtual Lattes, suas produções científicas e técnicas, diferentes perfis de formação e de atuação).

“Nosso principal objetivo é mobilizar e integrar os ativos que temos no Paraná. Não apenas fomentar mas potencializá-los para a geração de riqueza, renda e bem-estar para a sociedade paranaense. Trabalharmos visando o bem comum”, disse.

Para o coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Marcos Aurelio Pelegrina, a reunião foi uma importante oportunidade de apresentar o marco dos últimos anos. “Teremos vários desdobramentos para estreitar, cada vez mais, nossa parceria com o governo federal”, observou.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião Marília Souza, gerente do Observatório da Indústria da Fiep; Felipe Couto, coordenador do Senai Inovação; Linnyer Beatriz Ruiz Aylon, coordenadora do Manna Academy; e membros dos Napis.

Fonte: SETI PR