falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Meteoro fireball da Chuva Delta Aquáridas é registrado no céu do RS; fenômeno terá pico neste fim de semana - Consecti

Meteoro fireball da Chuva Delta Aquáridas é registrado no céu do RS; fenômeno terá pico neste fim de semana - Consecti

Giro nos estados
29 julho 2022

Meteoro fireball da Chuva Delta Aquáridas é registrado no céu do RS; fenômeno terá pico neste fim de semana

Na madrugada desta quinta-feira (28), foi registrado no céu do Rio Grande do Sul o primeiro meteoro fireball (caraterístico pelo brilho elevado) da Chuva Delta Aquáridas do Sul. Conforme informações do Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 96,1 Km, tendo duração de 1,33 segundo.  O registro foi feito pelo observatório, em Taquara, e a explosão foi sobre a área de Soledade, no Norte do Estado.

Ativa entre 18 de julho e 21 de agosto de 2022, a Chuva de Meteoros Delta Aquáridas do Sul terá seu pico neste fim de semana. O ápice do fenômeno é esperado para a madrugada de sexta-feira (29) para sábado (30) às 3h30min. A expectativa é que seja possível visualizar entre 10 e 25 meteoros por hora.

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), essa chuva de meteoros tem melhor visualização no Hemisfério Sul. A melhor direção para serem visualizados é ao Leste onde nasce o Sol, também a Nordeste e Sudeste.

O nome do fenômeno está relacionado ao ponto no céu de onde os Aquários do Delta do Sul parecem vir – a constelação de Aquário.  Não se tem certeza da origem dos Delta Aquáridas do Sul mas, de acordo com a Nasa, a suspeita é que os pedaços de detritos espaciais sejam originários do 96P/Machholz, um cometa de curto período que orbita o Sol cerca de uma vez a cada cinco anos. Descoberto pelo astronauta norte-americano Donald Machholz, em 1986, o cometa tem um núcleo de cerca de 6,4 quilômetros de diâmetro.

Fonte: Portal GZH