falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Mato Grosso do Sul é o Estado que mais investe em bolsas de doutorado - Consecti

Mato Grosso do Sul é o Estado que mais investe em bolsas de doutorado - Consecti

Giro nos estados
25 novembro 2022

Mato Grosso do Sul é o Estado que mais investe em bolsas de doutorado

Na contramão do que tem veiculado no noticiário nacional, Mato Grosso do Sul vem se destacando nacionalmente pelos investimentos em ciência e tecnologia.

Dados do  Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) mostram que o Estado é o que mais investe em bolsas de doutorado com recursos estaduais por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect).

MS ocupa o primeiro lugar na concessão de doutorado, cobrindo quase 80% das necessidades de bolsas do Estado. Fonte: Odir Delagostin

 

No cenário que considera os incentivos em bolsas de mestrado e doutorado, Mato Grosso do Sul é o segundo maior investidor do País.

Na avaliação do diretor-presidente da Fundect, Prof. Márcio de Araújo Pereira, esta posição é fruto do investimento em editais de mestrado nos últimos cinco anos.

“Especialmente pela parceria estratégica com o Ministério da Educação, por meio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) onde foram investidos R$ 7,4 milhões em bolsas de pesquisa científica para 59 cursos de pós-graduação de 5 universidades de Mato Grosso do Sul: UFMS, UEMS, UFGD, UCDB e Uniderp”.

Fonte: FUNDECT