falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Laboratório Estadual de Patologia Clínica reforça ações com plataforma em sistema de automação modular em Rondônia - Consecti

Laboratório Estadual de Patologia Clínica reforça ações com plataforma em sistema de automação modular em Rondônia - Consecti

Giro nos estados
29 junho 2022

Laboratório Estadual de Patologia Clínica reforça ações com plataforma em sistema de automação modular em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Rondônia – Sesau,  inaugurou nesta segunda-feira (27) a nova plataforma de automação de sistema modular no Laboratório Estadual de Patologia Clínica – Lepac, para a realização de exames de patologia clínica da Rede Hospitalar Estadual, sendo o primeiro do Brasil a ter os aparelhos com o sistema.

Com os novos equipamentos e um ambiente mais estruturado, o Lepac,  prever realizar aproximadamente mais de três milhões de exames laboratoriais até o final desta ano. O recurso investido na plataforma foi de R$14.800.000,00 (quatorze milhões e oitocentos mil reais).

Governo de Rondônia destaca a importância da nova plataforma.

O vice-governador, José Jodan, que esteve presente na inauguração, enfatizou a importância da nova plataforma. “Essa ampliação, mostra como nosso Estado está evoluindo. Somos o  primeiro Laboratório do Brasil a implantar a nova plataforma em sistema de automação modular. Equipamentos de última geração e uma equipe de qualidade que se preocupa em dar o melhor atendimento à população”, enfatizou.

Com a automação laboratorial será possível transformar processos que até então eram realizados de forma manual, em processos automatizados. Consequentemente, terá aumento da produtividade, uma vez que um sistema robotizado consegue realizar em menos tempo aquilo que anteriormente era feito pelo operador.

O adjunto da Sesau, Maxwendell Gomes parabenizou a equipe pelo esforço realizado nos últimos anos, principalmente no pico da pandemia. “Essa inovação só faz com que, nós profissionais da saúde, nos sintamos amparados pelo Lepac. Esse período pandêmico, para quem esteve à frente do combate ao coronavírus, dentro das unidades e laboratório sabe o quanto nos doamos para salvar vidas. O Lepac, foi o principal instrumento para que a nossa população tivesse atendimento de qualidade, com exames rápidos e seguros”, disse Maxwendell.

Prédio do Lepac reformado, teve o telhado trocado e recebeu nova pintura

O diretor do Lepac, Paulo Giroldi destacou como a implantação irá trazer economicidade ao Estado. “Desde 2016, quando o laboratório foi implantado, tivemos maior resultado em economicidade, antes 70% dos exames eram enviados para outros estados e levavam de 20 a 30 dias para termos os resultados. Com a implantação do Lepac, todos os exames saem no mesmo dia. Hoje, com a nova plataforma, dobramos a capacidade instalada, de 2 mil testes de bioquímica, para  4.500; e de 300 testes de munormonío, agora é possível realizar  para 720 testes”, destacou Paulo.

NOVA ESTRUTURA 

O Laboratório também passou por uma reforma na estrutura física. Os serviços executados compreenderam reforma completa da cobertura, com a estruturação de telhas metálicas, troca de calhas, rufos e chapins, pintura interna e externa, além da impermeabilização das lajes da entrada frontal e traseira.

A reforma, que teve início no final de 2021, foi entregue em março de 2022, sem interferir no processo de realização dos exames no laboratório.

EXAMES REALIZADOS 

De 2016 até o ano de 2020, o Laboratório realizou aproximadamente 5.384.124 (cinco milhões, trezentos e oitenta e quatro mil cento e vinte e quatro) análises e 400.071 (quatrocentas mil e setenta e uma) coletas de amostras;

Durante o pico da pandemia de covid-19, o laboratório atendeu entre os anos de 2020 e 2021 aproximadamente 64.862 (sessenta e quatro mil, oitocentos e sessenta e dois) pacientes e realizou aproximadamente 1.195.264 (um milhão, cento e noventa e cinco mil, duzentos e sessenta e quatro) exames de monitoramento laboratorial tendo sua liberação de resultados em menos de 24 horas;

O sistema visa facilitar o acesso a exames aos pacientes

Fonte: Notícias do Estado de Rondônia

Ainda em 2021, foram realizadas aproximadamente 2.661.730 (dois milhões, seiscentos e sessenta e um mil, setecentos e trinta) análises e 146.184 (cento e quarenta e seis mil, cento e oitenta e quatro) coletas de amostras.

VISUAL HOSPUB 

Em 2021, foi criado pela equipe técnica de informática do laboratório a plataforma  ‘Visual Hospub’, um sistema de gestão hospitalar que oferece descrição detalhada de pacientes.

O sistema trabalha de forma que facilita  o acesso para o usuário, além de garantir otimização, rapidez nos laudos e exames, ampla visão do médico em relação ao paciente, redução de custos, proximidade com o paciente, sustentabilidade e facilidade nos resultados.

Atualmente, as centrais que possuem acesso à plataforma são o Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron; Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro; Hospital Infantil Cosme e Damião; Hospital de Retaguarda de Rondônia e o Centro de Reabilitação (Cero).