falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

ITA seleciona estudantes para mestrado e doutorado em física - Consecti

Giro nos estados
07 outubro 2022

ITA seleciona estudantes para mestrado e doutorado em física

Estão abertas até 14 de outubro as inscrições para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado vinculados ao Programa de Física (PG-FIS) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), para ingresso em março de 2023.

As áreas de pesquisa do PG-FIS são “Atômica, Molecular e Matéria Condensada”, “Dinâmica não-linear, caos e sistemas complexos”, “Nuclear, astrofísica, física de poucos corpos” e “Plasma”.

Podem se inscrever candidatos com ensino superior completo, civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros, que desejem realizar o curso de pós-graduação com dedicação em tempo integral ou parcial. O público-alvo é composto por alunos egressos das áreas de física, exatas, engenharias e afins.

Alunos com dedicação em tempo integral, sem vínculo empregatício, podem se candidatar e concorrer a bolsas de estudo do programa oferecidas pelo ITA. Para tanto, o candidato deve marcar a opção correspondente durante a inscrição. Os melhores classificados no processo seletivo receberão as bolsas.

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. Ao se inscrever, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos em formato PDF ou JPEG: cópia de histórico escolar e diploma de curso superior de graduação ou declaração oficial que comprove a conclusão do curso até a data da matrícula, cópia de histórico escolar e diploma ou certificado de conclusão do mestrado para os candidatos ao doutorado, cópia(s) do(s) certificado(s) de curso(s) de especialização, aperfeiçoamento e extensão considerado(s) relevante(s) para a área técnica pleiteada e do(s) respectivos históricos, link do currículo Lattes atualizado e com foto, certificado de conhecimento de língua inglesa para os candidatos ao doutorado e proposta preliminar de pesquisa.

A seleção é baseada na análise da documentação apresentada, no desempenho do candidato nas provas de matemática básica e de inglês e em critérios adicionais definidos pelo programa de pós-graduação, podendo incluir a realização de entrevista, conforme divulgado no site de cada programa.

A relação dos candidatos inscritos e a relação dos candidatos aprovados no processo seletivo serão divulgadas no site da pós-graduação, a partir do dia 12 de dezembro.

Mais informações em www.ita.br/posgrad/procseletivo.

Fonte: Agência Fapesp