falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Instituto Riachuelo comemora um ano de atividades e homenageia costureiras do RN - Consecti

Instituto Riachuelo comemora um ano de atividades e homenageia costureiras do RN - Consecti

Giro nos estados
10 maio 2022

Instituto Riachuelo comemora um ano de atividades e homenageia costureiras do RN

O secretário de desenvolvimento econômico, Silvio Torquato, representando a governadora Fátima Bezerra, prestigiou o evento de comemoração de um ano do Instituto Riachuelo no último sábado (7). Na festa, que ocorreu no Teatro Riachuelo, no shopping Midway Mall, os fundadores do Instituto, Marcella Kanner e Gabriel Kanner, e o diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim, prestaram homenagem às costureiras e costureiros do RN em alusão ao seu dia, comemorado neste mês de maio.

O evento contou com atrações especiais e a participação de 1.500 convidados, além de premiações a empresas e profissionais que se destacaram no último ano. A categoria “Compliance” teve o prêmio anunciado pelo secretário Silvio Torquato. O titular da Sedec falou do histórico de parceria entre o Governo do Estado e o setor de confecções no Rio Grande do Norte, e lembrou que a gestão buscou dialogar desde os primeiros dias com representantes da indústria têxtil e as oficinas de costura.

O secretário destacou a conquista do novo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), que ampliou o percentual de desconto para a fabricação têxtil, de 75% para 95%, elevando a competitividade potiguar em relação aos demais estados do nordeste.

“Outra coisa que fizemos juntos foi durante a pandemia. Todos nós tivemos momentos críticos, mas nós fomos à luta e juntamente com as indústrias de confecções do Rio Grande do Norte, tendo à frente Guararapes, Vicunha, Coteminas e Nortex, vocês não pararam de trabalhar e nós distribuímos 7 milhões de máscaras para a população”, acrescentou Torquato.

O Programa RN+Protegido foi o maior programa de distribuição gratuita de máscaras do Brasil na pandemia. As indústrias doaram o material e a Guararapes coordenou todo o processo, enquanto a mão de obra custeada pelo governo do estado garantiu a manutenção de 4 mil empregos nas oficinas de costura. As máscaras produzidas foram entregues em todo o território potiguar, cobrindo 167 municípios.

O fundador do Instituto Riachuelo, Gabriel Kanner, agradeceu à participação do secretário Sílvio Torquato em nome da governadora Fátima Bezerra. “É uma alegria muito grande estar aqui celebrando esse um ano de trabalho do Instituto Riachuelo. Nós só estamos aqui hoje porque temos parceiros muito bons, temos pessoas que entraram em nosso caminho e fizeram parte dessa nossa trajetória”.  O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, também esteve presente.

“Um agradecimento também especial aos nossos queridos empreendedores do Pró-Sertão, que fazem parte do nosso sonho, e por último e mais importante, vocês que são o foco da nossa comemoração, todos os costureiros e costureiras. Hoje o dia é de vocês e essa celebração queremos fazer o mais bonita possível por vocês e por todo o trabalho que vocês fazem”, concluiu.

Fonte: SEDEC RN