falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Inscrições da 74ª Reunião Anual da SBPC que será em Brasília (DF), seguem abertas - Consecti

Inscrições da 74ª Reunião Anual da SBPC que será em Brasília (DF), seguem abertas - Consecti

Giro nos estados
27 maio 2022

Inscrições da 74ª Reunião Anual da SBPC que será em Brasília (DF), seguem abertas

A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) segue com inscrições abertas. O evento será realizado de 24 a 30 de julho e terá como tema Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Esta edição acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

A realização da 74ª RA na UnB é uma das grandes atividades da Universidade, à qual se une à SBPC, para a comemoração de seus 60 anos. O evento é aberto a todos.

Com conferências, mesas-redondas, webminicursos, painéis e sessões de bate-papo, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências estão A literatura inspirada em estruturas matemáticas, A luta pela opinião no processo de independência, A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil, entre outros.

Entre alguns dos assuntos discutidos nas mesas-redondas estão Darcy Ribeiro e as universidades, Doenças raras no Brasil, Educação fundamental, Antes e o depois da BNCC, Inteligência artificial e jornalismo, entre outros.

60 anos da UnB e suas lutas, O caso Cancelier, 40 anos do Proantar são alguns dos temas das sessões especiais.

O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação. De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

O evento se encerra com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

 

> Confira a programação preliminar e participe!

Fonte: UnB