falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Governo do Estado e Reino Unido lançam programa gratuito de expansão internacional para startups baianas - Consecti

Governo do Estado e Reino Unido lançam programa gratuito de expansão internacional para startups baianas - Consecti

Giro nos estados
04 abril 2022

Governo do Estado e Reino Unido lançam programa gratuito de expansão internacional para startups baianas

Estão abertas as inscrições para o Global Impact Bootcamp. São 8 semanas de treinamento através de um programa de alto impacto, desenvolvido para ajudar empreendedores a compreender a dinâmica do mercado mundial e as principais oportunidades para empresas brasileiras ao redor do mundo. A iniciativa é do Governo do Reino Unido, através do UK-Brazil Tech Hub, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, com realização da uGlobally. Serão selecionadas 100 startups baianas para participarem do programa sem nenhum custo.
A primeira fase do programa oferece o workshop Global Mindset, que apresenta a importância e as vantagens da internacionalização e um guia para os primeiros passos deste processo. Na sequência, os participantes terão 5 eventos  com conteúdo exclusivo apresentando todas as etapas do processo de expansão internacional – desde o planejamento até a consolidação de uma atuação global. Será oferecido um módulo de expansão para o Reino Unido.
A terceira fase oferece 8 sessões de mentoria em grupo incentivando a interação, discussões e troca de conhecimento e experiências. Os participantes serão organizados por setor, nível de maturidade e interesses. A última fase inclui acesso ao uGlobally Hub – uma plataforma de aprendizado online com aulas exclusivas, programas personalizados, ferramentas e soluções para startups em qualquer fase de maturidade traçarem seus caminhos para o mercado externo.
A secretária da Secti, Mara Souza, falou sobre a importância da internacionalização para as startups. “Quando falamos de startup, falamos de escalabilidade e da perspectiva de pensar local e agir global. O processo de internacionalização é justamente isso. A partir do problema que você identificou e trabalhou para resolvê-lo, essa solução pode servir para outros lugares além de sua região ou país. A internacionalização é fundamental para a escalabilidade das startups, para que elas possam alcançar o mundo. Então, esse programa é muito importante no sentido de oferecer às nossas startups essa visão de como alcançar outros países”.
Segundo Rodrigo Olmedo, CEO e founder da uGlobally o Brasil tem inovações fantásticas e muitos empresários já deveriam iniciar seus projetos pensando em oportunidades de mercados externos. “Construir a capacidade de internacionalização desde o início cria os chamados ‘born globals’, garantindo mais perspectivas de expansão. E, quando pensamos em empreendimentos ‘tech for good’, isso também significa causar um impacto maior em todo o mundo. Além disso, mercados diversificados criam oportunidades para reduzir riscos e se beneficiar de perfis de clientes diversos, além de gerar mais empregos e mais renda”.
Para Rodrigo Mendes, Country Manager da uGlobally Brasil, esta iniciativa é uma rampa de lançamento para startups brasileiras com alto potencial de crescimento experimentarem uma primeira conexão com o Reino Unido por meio de mentoria, treinamento e atividades imersivas. Já Andrea Motta, Diretora do UK-Brazil Tech Hub, lembra que o Reino Unido é um dos ecossistemas de inovação mais maduros e globais do mundo e está bem posicionado para apoiar o Brasil nessa mesma direção. “Estamos muito felizes com essa parceria entre o UK-Brazil Tech Hub, o Governo da Bahia e a uGlobally para impulsionar a internacionalização das startups baianas”.
As inscrições podem ser feitas até 15 de abril através do endereço www.uglobally.com/global-impact-bootcamp. Os critérios de seleção incluem, entre outros fatores, a receita, o estágio de operações das startups e o potencial de impacto sócioambiental. O projeto valoriza a diversidade e prioriza as candidaturas de mulheres, pessoas negras e indígenas, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIAP+ e outros grupos sub-representados na tecnologia.
Os interessados em participar do programa terão a oportunidade de acompanhar no próximo dia 7, a partir das 10h, com transmissão pelo Canal do Youtube SectiBahia, o workshop Startup Sem Fronteiras, que vai oferecer dicas valiosas para quem quer iniciar o processo de expansão internacional. Inscrições para o evento estão abertas em https://0aqukzh9vno.typeform.com/to/pxBCgaD5?typeform-source=bityli.com.
Fonte: SECTI BA