falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Governo do Amapá capacita instituições interessadas em participar do programa 'Praças da Ciência' - Consecti

Governo do Amapá capacita instituições interessadas em participar do programa 'Praças da Ciência' - Consecti

Giro nos estados
09 março 2023

Governo do Amapá capacita instituições interessadas em participar do programa ‘Praças da Ciência’

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) está qualificando instituições que pretendem participar na elaboração de projetos para o programa “Praças da Ciência”, do Governo Federal.

A capacitação orienta sobre a etapa para obter o financiamento de ao menos quatro projetos científico-pedagógicos amapaenses, que devem beneficiar, em especial, crianças e adolescentes.

“O resultado esperado é que depois desta oficina a gente tenha um CPF responsável das instituições e pesquisadores responsáveis, para coordenar o processo de elaboração dos projetos pra submissão pelo Estado do Amapá junto a Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, explica Edivan Barros, gestor da Setec.

As praças são ambientes lúdicos e interativos, que exploram temas das mais diversas áreas de conhecimento, levando as brincadeiras de criança ao mundo da ciência, física, matemática, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania. Os espaços devem ser acessíveis às pessoas com ou sem deficiências e doenças raras.

Entre os projetos científico-pedagógicos elaborados pelo Amapá, está o do Museu Sacaca, um dos principais pontos turísticos do estado, que dispõe de boa estrutura para receber uma unidade da Praça da Ciência. Se contemplado, será uma importante ferramenta para a população ter acesso a conhecimentos científicos.

De acordo com a Setec, o objetivo é implantar as praças também nos municípios como Santana e Porto Grande, e em locais remotos, como a Aldeia do Manga, em Oiapoque.

Para realizar a capacitação, foram convidados o Carlos Wagner Costa Araújo, mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; e Rizalva dos Santos Cardoso, especialista em Direito Educacional, Gestão e Políticas Públicas, que possuem vasta experiência na área de elaboração de projetos para captação de recursos públicos.

O Praças da Ciência é fruto da parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Finep, para instituições voltadas aos setores científico e tecnológico no estado.

Estão participando das oficinas, representantes do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), das secretarias de Estado da Educação (Seed), de Meio Ambiente (Sema), dos Povos Indígenas (Sepi), além do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e Prefeitura de Porto Grande.

Fonte: SETEC AP