falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Governo de Alagoas inaugura mais um laboratório de tecnologia no interior - Consecti

Governo de Alagoas inaugura mais um laboratório de tecnologia no interior - Consecti

Giro nos estados
09 maio 2022

Governo de Alagoas inaugura mais um laboratório de tecnologia no interior

Os santanenses já podem contar com capacitações gratuitas em Tecnologia da Informação e Comunicação. O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) inaugurou, nesta sexta-feira (22), o laboratório do programa Oxetech Lab, em Santana do Ipanema.

O propósito é ofertar cursos gratuitos na área de tecnologia e inovação e promover a conexão entre esses estudantes e as vagas de trabalho disponíveis no mercado alagoano, ampliando as oportunidades para quem não tem acesso à internet com facilidade, além de seguir democratizando o aprendizado em tecnologia.

Todo equipado para atender ao público sertanejo, o “Lab” oferece cursos gratuitos de, por exemplo, React Web Developer, Java Developer, JavaScript Game Developer, HTML Web Developer, Node.js Web Developer, Desenvolvedor Back-End PHP, Desenvolvedor Fullstack Python, Cloud Computing & Serverless, Desenvolvedor Front-end Angular, Desenvolvedor Front-end ReactJS e Especialista em Inovação Digital.

Com a chegada desse projeto na cidade, os estudantes veem uma grande oportunidade de conquistar espaços em um dos mercados de trabalho que mais crescem atualmente, como é o caso do Guilherme Vas, estudante e um dos monitores do laboratório.
“Enxergo esse projeto como uma oportunidade até para pessoas que nunca tiveram contato com esse mundo da tecnologia. Qualquer um pode participar, basta querer aprender e se especializar na área”, afirmou Guilherme.

O Oxetech Lab é um projeto da Secti em parceria com as prefeituras dos municípios. Já foram contempladas, além de Santana do Ipanema, as cidades de São Miguel dos Campos e Delmiro Gouveia e, até o final do mês de maio, serão entregues os laboratórios de Murici, Penedo e Arapiraca, além de Maceió.

Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, esse programa veio para resolver um problema que não é só de Alagoas, mas do Brasil como um todo, que é a falta de mão de obra qualificada para as áreas que envolvem tecnologia.

“Estamos investindo em pessoas, desde a educação básica até o ensino superior, com qualificações técnicas, preparando-os para as profissões que já não são mais do futuro e sim do presente”, ressaltou o secretário.

Os laboratórios do Oxetech são oriundos de uma plataforma, implantada pela Secti, que já capacitou mais de 2 mil jovens em 80% dos municípios alagoanos.

Oxetech em Delmiro Gouveia e São Miguel dos Campos

Com os laboratórios já inaugurados, os municípios de Delmiro Gouveia e São Miguel dos Campos já deram início às atividades.

Os miguelenses participaram, na última terça-feira (19), do workshop de Programação em Python para Ciência de Dados, com alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – campus São Miguel dos Campos – e do Colégio A Caminho da Vida.

Já em Delmiro Gouveia, os estudantes fizeram o curso de Introdução à Programação, ministrado pelos bolsistas do laboratório.

Fonte: SECTI AL