falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Forma Pará: inscrições para vagas remanescentes começam nesta terça-feira (22) - Consecti

Forma Pará: inscrições para vagas remanescentes começam nesta terça-feira (22) - Consecti

Giro nos estados
22 fevereiro 2022

Forma Pará: inscrições para vagas remanescentes começam nesta terça-feira (22)

Os moradores de nove municípios paraenses terão uma nova oportunidade de ingressarem no ensino superior gratuito por meio do Forma Pará. Nesta terça-feira (22), abrem as inscrições para o processo seletivo especial que visa ao preenchimento de 206 vagas remanescentes da chamada 2021 do programa.

O Forma Pará é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O intuito é aumentar a oferta de cursos superiores, unindo esforço do governo estadual com as Instituições Ensino Superior (IES) presentes no estado e com as prefeituras municipais.

Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de março de 2022, pelo site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora do processo. Elas dizem respeito a cursos que serão executados pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

A seleção será realizada com base no desempenho escolar dos candidatos aferido pelas notas/conceitos do ensino médio ou ensino equivalente, das disciplinas de Português e Matemática obtidas no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Como nos demais processos seletivos do Forma Pará, será atribuído um bônus de 10% sobre a pontuação final, ao candidato que preencher os seguintes requisitos não cumulativos: que cursou pelo menos um dos anos do ensino médio, ou estejam cursando o último ano desse nível de ensino, no município/distrito em que o curso será ofertado; ou  que resida no município/distrito no qual o curso será ofertado há pelo menos 1 (um) ano, a contar da data de publicação do edital.

Os cursos e municípios para os quais as vagas serão ofertadas novamente são: Matemática, sendo 27 vagas em Cumaru do Norte, e 15 vagas em Santa Maria das Barreiras; Geologia, 15 vagas em Ourilândia do Norte; e Engenharia da Computação, 13 vagas em Nova Ipixuna, todos esses pela Unifesspa. Já pela Ufra, são 21 vagas para o curso de Bacharel em Sistema de Informação em Icoaraci (Belém) e oito vagas para Licenciatura em Letra – Língua Portuguesa em Santa Cruz do Arari. E pelo IFPA, são 30 vagas no curso de Engenharia de Pesca em Bonito; 19 vagas em Engenharia de Alimentos em Santa Maria do Pará; 29 vagas em Tecnologia em Gestão Ambiental em Icoaraci (Belém) e 29 vagas em Tecnologia em Agroecologia em Bom Jesus do Tocantins.

A taxa de inscrição é R$ 80,00. Sendo que o candidato pode pedir isenção até o dia 28 de fevereiro. O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para o dia 22 de março. Após interposição e análise de recursos, o resultado definitivo deve sair no dia 1 de abril de 2022.

Os editais para inscrições na chamada 2022 do Forma Pará estão previstos para o mês de março e a prova deve ocorrer no início de abril. Já a chamada 2023, será lançada pelo Governo do Pará em cerimônia que será realizada no dia 7 de março, na Estação das Docas, quando serão divulgados os novos municípios que receberão o Programa.

Serviço: O edital completo está disponível no site da Fadesp.

Fonte: SECTET Pará