falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Fapt incentiva a participação de pesquisadores do Tocantins no Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia - Consecti

Fapt incentiva a participação de pesquisadores do Tocantins no Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia - Consecti

Giro nos estados
26 abril 2022

Fapt incentiva a participação de pesquisadores do Tocantins no Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia

Evento reúne pesquisadores de todo o país em uma programação com 17 minicursos, 35 palestras e 15 mesas-redondas – Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), incentiva a participação de pesquisadores tocantinenses no 2° Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (CBBBA), que será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da rede Bionorte (PPG-Bionorte) e tem a Universidade Federal do Pará (UFPA), como uma de suas realizadoras. O evento ocorrerá de 22 a 26 de agosto de 2022, no Hangar Centro de Convenções, em Belém- PA. As inscrições já estão abertas.

O objetivo é despertar o desenvolvimento científico da Amazônia, com foco na criação de parcerias entre a sociedade, a academia, o setor público e o setor produtivo, a fim de favorecer a ciência na Amazônia com proteção da biodiversidade com serviços e produtos sustentáveis. O evento reúne pesquisadores de todos os estados do país em uma programação que conta com simpósios, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, visitas técnicas, minicursos, atividades culturais e sociais.

A programação é uma maneira de contribuir com a integração dos setores e das vitrines tecnológicas, que terão como foco o desenvolvimento e a produção de novos bioprodutos que beneficiem a sociedade e a economia da região amazônica e das comunidades tradicionais que participam do processo. O Congresso também premiará os três melhores trabalhos apresentados em cada uma das três áreas de atuação do PPG-Bionorte, que são: Conhecimento da Biodiversidade, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, e Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos.

Como participar

As inscrições para o 2° CBBBA ocorrem em dois lotes. O primeiro, disponível até 31 de maio; e o segundo lote, estará aberto até 22 de agosto. O cadastro pode ser realizado no site do evento, em uma das seguintes categorias: estudantes de graduação de faculdades conveniadas ao evento, estudantes de graduação e discentes do PPG-Bionorte, estudantes de graduação de outras pós-graduações, docentes do PPG-Bionorte ou profissionais e público geral.

Rede Bionorte

Com a finalidade de integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco na integração entre biodiversidade e biotecnologia, visando à geração de conhecimentos, um grupo de pesquisadores dos nove estados da Amazônia Legal idealizou a Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (Bionorte), criada em 2008, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Mcti) com as secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia dos estados participantes.

A Bionorte tem favorecido o desenvolvimento de processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e também na formação de doutores, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia- PPG-Bionorte, em formato de rede, que conta com 26 Instituições da Amazônia Legal, 196 docentes e 355 discentes, tendo já formado 422 doutores.

A Bionorte se insere na divulgação da ciência produzida na Região Amazônica, através de Simpósios, Congressos e Workshop, que favoreçam a integração entre os atores de ciência, tecnologia e inovação, para que possam entender os anseios e as dificuldades recíprocas, para juntos definirem propostas de agendas positivas para as áreas da biodiversidade/bioeconomia/biotecnologia Amazônida.

Fonte: Notícias do Estado do Tocantins