falecom@consecti.org.br
(11) 3718-6515 (61) 97400-2446

FAPT apoia edital que seleciona projetos inovadores em escolas públicas no Tocantins - Consecti

FAPT apoia edital que seleciona projetos inovadores em escolas públicas no Tocantins - Consecti

Giro nos estados
20 dezembro 2021

FAPT apoia edital que seleciona projetos inovadores em escolas públicas no Tocantins

Escolas da rede pública estadual e municipal que trabalham com os anos finais do Ensino Fundamental podem participar do Edital nº74/2021 que selecionará projetos inovadores para a educação básica. A iniciativa integra o Programa Brasil na Escola do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A proposta é que em cinco anos seja investido um montante de R$ 27 milhões. As inscrições podem ser feitas até 10 de fevereiro de 2022. O governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) incentiva a participação das escolas tocantinenses.

Os interessados devem apresentar propostas nas seguintes áreas temáticas: pedagógica, organização curricular, estratégias de ensino-aprendizagem, universalização do acesso e permanência, engajamento e valorização dos profissionais da escola, organização dos tempos e espaços da escola, inclusão digital e conectividade, uso intensivo de recursos educacionais digitais e relação escola-família.

Os participantes devem preencher o formulário disponível na página do programa, devem ainda ter currículos cadastrados na plataforma Capes de Educação Básica. Eventuais dificuldades devem ser dirigidas aos e-mail: brasilnaescola@mec.gov.br. A seleção dos projetos será feita entre os dias 11/02/22 a 15/03/22. O resultado está previsto para 15/04/22, mesmo mês estimado para o início da implementação das ações.

Programa Brasil na Escola

Segundo a Capes, o programa foi Instituído pela Portaria nº 177, de 30 de março de 2021, com o objetivo precípuo  de induzir e fomentar estratégias e inovações para assegurar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental.

O Programa tem como público alvo as Unidades Escolares ofertantes dos anos finais do ensino fundamental, sendo estruturado em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas;
valorização de boas práticas e inovação. Busca-se por meio desta política educacional desenvolver ações que proporcionem a elevação na qualidade do ensino e maximizem o atingimento das metas do Plano Nacional de Educação, sobretudo das metas 2 e 7, as quais tratam, respectivamente, da permanência e das aprendizagens para o Ensino Fundamental.

Fonte: FAP Tocantins