falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

FAPESP lança chamada BIOTA Transformação - Consecti

Giro nos estados
15 março 2023

FAPESP lança chamada BIOTA Transformação

A FAPESP anuncia o lançamento da chamada de propostas BIOTA-FAPESP: Transformação – Promovendo Transições para Sustentabilidade.

O edital faz parte do plano estratégico BIOTA 2030, idealizado com o objetivo de inovar e transformar o Programa de Pesquisa em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA) para lidar com os desafios da atualidade, fortalecendo a integração do conhecimento com a sociedade no estímulo de abordagens transdisciplinares.

A produção colaborativa de conhecimento em biodiversidade, ancorada nas discussões atuais sobre ciência da transformação, é uma premissa fundamental para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo como meta principal o alcance das diferentes dimensões da sustentabilidade, como a saúde e bem-estar, redução de pobreza e segurança alimentar, hídrica e climática para todas as pessoas em todos os lugares.

O objetivo da chamada BIOTA-FAPESP: Transformação é apoiar projetos de pesquisa que se ancoram em processos de coprodução para expandir o conhecimento transdisciplinar sobre o papel da biodiversidade como elemento central da transição para a sustentabilidade dos sistemas socioecológicos.

As modalidades de apoio envolvidas na chamada são Auxílio à Pesquisa – Regular e Bolsas. O apoio financeiro total da FAPESP às propostas selecionadas tem limite total de R$ 6 milhões.

Antes de submeter o projeto pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), o pesquisador interessado no Estado de São Paulo deve consultar a FAPESP a fim de obter uma carta de elegibilidade.

As consultas de elegibilidade e a pré-proposta devem ser enviadas para o e-mail biota@fapesp.br até 15 de maio.

Mais informações em: fapesp.br/15908/.

Fonte: Agência Fapesp