falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Fapeam participa do reconhecimento ao trabalho de pesquisadores para o avanço da ciência na Amazônia - Consecti

Fapeam participa do reconhecimento ao trabalho de pesquisadores para o avanço da ciência na Amazônia - Consecti

Giro nos estados
21 dezembro 2021

Fapeam participa do reconhecimento ao trabalho de pesquisadores para o avanço da ciência na Amazônia

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, representou o Governador do Amazonas, Wilson Lima, na solenidade de outorga de Menções Honrosas Warwick Kerr e Rio Negro, promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na noite de terça-feira (14/12). O reconhecimento foi concedido a seis pesquisadores do Instituto, por suas contribuições para o avanço da ciência na Amazônia.

Durante o evento, Márcia Perales destacou que o Inpa é uma instituição referência não somente em âmbito regional e nacional, mas também internacional, e que há um respeito imenso pelo Instituto e pela comunidade de pesquisadores. “Este é um momento importante por ser uma oportunidade para reconhecer publicamente o mérito, a dedicação e o compromisso desempenhado por vários pesquisadores do Inpa”, ressaltou.

A diretora-presidente da Fapeam destacou que desde 2019 o Governo do Amazonas reposicionou a ciência, tecnologia e inovação não apenas com área estruturante, mas estratégica e prioritária para o desenvolvimento do estado.

“Esse reposicionamento se expressa em políticas públicas, programas e projetos apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Fapeam, para que sejam disponibilizados recursos, através de concorrências públicas, como editais e chamadas, para que os pesquisadores possam ter a oportunidade de participar, e assim desenvolver seus projetos. Este é um ano de conquistas para nosso estado, porque a Fapeam executou um orçamento recorde ao longo da história da Fundação”, acrescentou.

A diretora do Inpa, Antonia Franco, disse estar orgulhosa de poder entregar as duas Menções Honrosas Warwick Kerr e Rio Negro aos cientistas da instituição e destacou a importância do Centro de Convivência também inaugurado pelo Inpa.   “É um prazer imenso estar aqui com vocês celebrando esse momento no qual estamos inaugurando um local de convívio, onde as pessoas possam trocar ideias, conversar, e que eu espero que daqui saiam muitas ideias e novas colaborações”, disse.

Menções Honrosas Rio Negro e Warwick Kerr

A Menção Honrosa Rio Negro é a mais alta homenagem do Inpa e agracia brasileiros e estrangeiros que prestaram relevantes serviços para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do instituto e na Amazônia. Nesta edição dois pesquisadores do Inpa foram homenageados por suas importantes contribuições à ciência, tecnologia e inovação e às suas relevantes ações em prol do conhecimento, à conservação da Amazônia e melhoria da vida das pessoas na Amazônia: Maria Teresa Piedade e Victor Py-Daniel (in memoriam).

Homenageados- Menções Honrosas Warwick Kerr e Rio Negro

Pela primeira vez a Menção Honrosa Rio Negro também foi concedida a um auxiliar de campo, a homenagem foi para o parataxonomista Ocirio Pereira (Juruna). Para Ocirio, que atua há 35 anos na instituição, é uma honra ser homenageado, além disso, diz estar feliz em poder repassar os conhecimentos adquiridos no campo aos alunos.

Na Menção Honrosa Warwick Kerr, o Inpa faz um reconhecimento institucional a cada edição a três brasileiros ou estrangeiros que se destacaram pelas contribuições e incentivos à Pós-Graduação do Instituto, para o avanço da docência e da CT&I. Neste ano os  agraciados foram os pesquisadores do Inpa Albertina Lima, Eliana Feldberg e Richard Vogt (in memoriam).

Para a pesquisadora Albertina Lima é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na pós-graduação do Inpa. “Somos gratos aos nossos alunos, à Fapeam que tem concedido às bolsas e nos ajudado na nossa missão de formar pessoas para a Amazônia, que tem sido possível de fazer com os recursos que a Fapeam tem destinado”, enalteceu.

Fonte: Fapeam