falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Fapeal publica 3 editais para intercâmbio de pesquisadores - Consecti

Giro nos estados
14 dezembro 2022

Fapeal publica 3 editais para intercâmbio de pesquisadores

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) lançou três editais voltados à internacionalização e ao intercâmbio de pesquisadores brasileiros com instituições europeias. As parcerias foram firmadas em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, também, com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O programa ERC tem o propósito de fomentar estudiosos brasileiros para que componham pesquisas europeias, com duas modalidades de apoio. Na primeira modalidade, a Fapeal ou o CNPq irá cobrir as despesas de viagem dos pesquisadores. Na segunda, as propostas serão fomentadas pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) e poderão cobrir outros custos, como diárias e ou itens diretamente ligados à implementação do projeto.

Já a chamada Transnacional Conjunta ORD visa contribuir com projetos colaborativos de pesquisa e inovação voltados à Ciência Aberta. Suas linhas de atuação englobam tópicos ligados a dados e softwares de pesquisa abertos ou compartilhados, em todas as áreas do conhecimento. Um investimento global de seis milhões de euros foi direcionados ao programa.

Na terceira chamada, a Transnacional Conjunta Chist-Era 2022 apoiará projetos colaborativos de pesquisa voltados às áreas de Tecnologia da Informação & Comunicação, Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina (do inglês, Machine Learning). Para este programa em específico participam entidades de 21 países e o apoio global disponível é de, aproximadamente, 12 milhões de euros. Os temas que podem ser empregados são “Segurança e Privacidade em Sistemas Descentralizados e Distribuídos” e “Sistemas de comunicação baseados em aprendizado de máquina voltados para redes wireless usando Inteligência Artificial”.

Editais

A respeito do programa ERC-CONFAP-CNPq, podem participar pesquisadores com o título de doutorado e ativos com projetos multidisciplinares na fronteira do conhecimento, fomentados pelo Conselho Europeu de Pesquisa, em países que fazem parte da União Europeia ou associados. As propostas podem ser submetidas até12/01/2023 (data retificada), por meio de cadastro na plataforma do CONFAP (https://sistema.confap.org.br), e devem ser instituídas já no primeiro semestre de 2023.

No caso da Chamada Transnacional Conjunta ORD – Apoio à Ciência Aberta podem enviar submissões os pesquisadores brasileiros empenhados em parcerias internacionais. O consórcio do projeto de pesquisa deve ter, no mínimo, três parceiros, incluindo no mínimo três países que participam da chamada, composta por Bélgica, Brasil, República Tcheca, França, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Eslováquia, Suíça, Turquia e Reino Unido. O prazo para submissão de propostas se encerra nesta próxima quarta-feira (14) e a previsão para início dos projetos aprovados é a partir de setembro de 2023.

Na Chamada Transnacional Conjunta Chist-Era 2022, o envio de propostas também é destinado aos pesquisadores que visam um intercâmbio de estudos em outros países. Neste caso o consórcio do projeto deve ter no mínimo três parceiros e o máximo de seis, incluindo no mínimo três países que participam da chamada, composta por Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, República Checa, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Israel, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suíça, Taiwan, Turquia e Reino Unido.

As propostas devem ser submetidas até 2 de fevereiro de 2023 na plataforma do grupo CHIST-ERA, e a data estipulada para o começo das propostas é outubro de 2023.

Fonte: FAPEAL