falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Estudo de Doutorado de Odontologia da UERJ oferece colocação de aparelho ortodôntico gratuito - Consecti

Estudo de Doutorado de Odontologia da UERJ oferece colocação de aparelho ortodôntico gratuito - Consecti

Giro nos estados
09 março 2022

Estudo de Doutorado de Odontologia da UERJ oferece colocação de aparelho ortodôntico gratuito

A Faculdade de Odontologia da UERJ, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-RJ), está com inscrições abertas para voluntários de uma pesquisa no setor de Ortodontia. Os candidatos devem ser jovens entre 10 a 14 anos com uma distância igual ou maior que 6 mm entre os dentes de cima e os de baixo.

A faculdade fica no Boulevard 28 de Setembro, 157, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. As inscrições são feitas pelo WhatsApp, nos números (21) 99488-5574 e (22) 98115-2181. O projeto acontece desde 2014 e acompanha o implante de um aparelho no paciente por um período de 1 ano.

“A gente está pegando os dois principais aparelhos para comparar e ver se tem diferença. Um deles tem um custo mais elevado, o outro é bem mais barato; um é fixo e o outro é removível. A gente também colocou um terceiro elemento, que é a colocação de mini implantes para ver se eles conseguiriam potencializar a resposta esquelética desses pacientes”, disse Klaus Barbosa, professor adjunto de Ortodontia e Saúde Bucal coletiva, que ressalta que o modelo aplicado no paciente é determinado por um sorteio, para não haver interferência na pesquisa.

Os responsáveis pela pesquisa são doutorandos da Uerj, que explicam que existe um processo de seleção e triagem para participar do estudo.

“Nós fazemos uma tomografia em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto, através do pessoal da cirurgia bucomaxilofacial, e depois disso nós pegamos e moldamos o paciente para ter modelos de estudo iniciais e ter todo o registro. Então, nós planejamos esse caso, como qual aparelho vai ser colocado após o sorteio. Daí, ele inicia o tratamento, por cerca de 1 ano”, disse Bruno Moreira das Neves, aluno de Doutorado em Ortodontia da Uerj.
Luisa Schubach da Costa Barreto, aluna de Doutorado em Ortodontia da Uerj explica que, para ser selecionado, o paciente precisa ter todos os dentes permanentes na boca e cumprir requisitos.

“Eles precisam estar dentro da faixa etária de 10 a 14 anos, estar no pico do surto de crescimento, que vamos checar nas radiografias. A gente faz uma avaliação clínica aqui na faculdade e selecionar os pacientes para amostra.

A ideia é, também, entender se aparelhos de valores diferentes obtêm resultados semelhantes, o que pode ajudar a cortar gastos do poder público e no setor privado.

“É importante a gente lembrar que o papel da universidade para a sociedade é não só o ensino, mas também a pesquisa, para desenvolver novas técnicas e avaliar as técnicas em andamento, e também extensão. Essa extensão, muitas vezes, a gente faz através de atendimento a população”, disse José Augusto Mendes Miguel, professor associado de Ortodontia da Uerj.

Serviço

Faculdade de Odontologia da UERJ
Inscrições, pelo WhatsApp: (21) 99488-5574 e (22) 98115-2181

Fonte: SECTI RJ