falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Estudante de Enfermagem da UFRR cria guia com cuidados com idosos - Consecti

Giro nos estados
16 março 2022

Estudante de Enfermagem da UFRR cria guia com cuidados com idosos

Um guia educativo que versa sobre os riscos a pessoa idosa no domicílio e orienta quanto os cuidados a serem desenvolvidos para preveni-los, foi desenvolvido pela estudante Daniela da Silva Bezerra, sob orientação do professor Dr. Paulo Sérgio da Silva junto ao Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima.

O Geronto-Guia “Casa Segura” é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Rastreamento de riscos no ambiente domiciliar para proposição de cuidados de enfermagem ao idoso” realizado com enfermeiros e idosos domiciliados no contexto da atenção primária à saúde no município de Boa Vista.

O material educativo aborda de forma textual e ilustrativa os principais riscos aos quais os idosos estão suscetíveis no domicílio, apresentando possibilidades de cuidado. Para a estudante Daniela Bezerra, concluinte do Curso de Enfermagem, “o objetivo é que este material técnico, pensado exatamente como estratégia de intervenção para reduzir a ocorrência da exposição da população idosa aos riscos domiciliares, beneficie os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, familiares e idosos domiciliados”.

Nesta linha, o professor Dr. Paulo Sérgio da Silva complementa: “é urgente a necessidade de retornar com este material educativo para as unidades básicas de saúde e domicílios onde o estudo foi desenvolvido. Certamente esta atividade de pesquisa-intervenção desenvolvida na graduação fortalece a integração estabelecida entre o ensino-serviço-comunidade e remodela os modus operandis de produção de conhecimento considerando as necessidades locais de saúde. Por fim, temos em mente que este é um ensaio primeiro e que após aplicação do Geronto-Guia Casa Segura novas possibilidades de cuidado dos espaços domiciliares e da pessoa idosa serão suscitadas”.

O Geronto-Guia Casa Segura pode ser acessado clicando no link a seguir: https://arquivos.ufrr.br/index.php/s/jOmsa82WRgkh9b1

Fonte: UFRR