falecom@consecti.org.br
(11) 3718-6515 (61) 97400-2446

Estado do Pará inaugura escola técnica de Breves, no Marajó - Consecti

Giro nos estados
06 dezembro 2021

Estado do Pará inaugura escola técnica de Breves, no Marajó

A Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) de Breves, no arquipélago do Marajó, foi inaugurada nesta terça-feira (30), dia no aniversário do município. “É uma grande alegria estar aqui no dia do aniversário de 171 anos da cidade entregando um presente para o município, entregando um sonho para a juventude, para aqueles que a partir da educação pretendem construir a sua história” disse o governador Helder Barbalho na solenidade de inauguração da Eetepa de Breves que contou com a presença de autoridades estaduais, regionais e municipais.

Na presença de prefeitos e representantes de outros municípios marajoaras, o governador destacou que a Eetepa irá atender toda a região, principalmente da parte ocidental do Marajó. Helder Barbalho destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), responsável pela obra, e ressaltou que a Eetepa terá a gestão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

“Até aqui a Seduc concluiu essa obra, agora ela passa para a Sectet que vai tocar os serviços que serão implementados. E são vários cursos que serão disponibilizados. É muito importante a participação da comunidade. Essa escola é muito bonita fisicamente, mas certamente a importância dela vai estar naquilo que será produzido de conhecimento, que será realizado de formação para as pessoas”, enfatizou o governador.

Qualificação da mão de obra
Ele ressaltou a importância da articulação entre as esferas estadual e municipais para a definição dos cursos que serão ofertados, atendendo os anseios da população, visando o perfil econômico da região e formando mão de obra qualificada para atender o mercado. O titular da Sectet, Carlos Maneschy, lembrou que a obra da Eetepa foi iniciada há mais de dez anos. “Foi preciso o governador Helder Barbalho assumir o governo do estado para retomar não apenas esta obra, mas para retomar todas as obras de escolas tecnológicas que também estavam inacabadas”, frisou o secretário.

Maneschy ressaltou que a Eetepa de Breves vai atender também os municípios circunvizinhos. “É compromisso deste governo proporcionar que jovens de toda essa região possam vir pra cá se qualificar e de fato se inserir no mundo do trabalho. A partir de agora nós damos partida num grande programa de cursos profissionais aqui em Breves, para que as pessoas possam vir pra cá, ocupar este espaço e descortinar horizontes de muitas oportunidades”, disse o titular da Sectet.

O secretário adjunto de logística da Seduc, Alexandre Buchacra, fez referência ao tempo em que as obras na escola ficaram paradas e o esforço do governo do estado em concluí-la para entregar à população da região. Ele citou os espaços do prédio que conta com 12 salas de aula, laboratórios, auditório, anfiteatro, refeitório, ginásio coberto, biblioteca, área administrativa e pedagógica. Um investimento de R$ 8,1 milhões

“É um local onde se fomentará o conhecimento que será ofertado para os nossos jovens, possibilitando qualificação técnica, potencializando suas condições de ingresso no mercado de trabalho. O município de Breves tem a possibilidade de, ao receber uma unidade educacional deste quilate, fazer a transformação na vida da população que aqui virá receber formação”, destacou o secretário adjunto da Seduc.

O prefeito de Breves, José Antônio Azevedo Leão, o Xarão, também se referiu à espera pela conclusão das obras da Eetepa. “Este é um dia histórico para os brevenses e para todos os marajoaras que esperaram onze por esse momento. A nossa gestão sempre foi pautada na educação. Doamos este terreno para a construção da escola. É uma satisfação estar aqui como prefeito e poder entregar esta obra de grande importância. Aqui é a casa das oportunidades para todos”, destacou o prefeito Xarão Leão.

Programa Sua Casa
A solenidade de inauguração da Eetepa de Breves contou também com a entrega de recursos do programa habitacional Sua Casa para moradores do município. Foi feita a entrega a dez moradores dos mais de 200 beneficiados em Breves. O programa Sua Casa disponibiliza a cada beneficiário até R$ 21 mil que contempla também o pagamento de mão de obra além da compra de material de construção.

Em seguida foi feita a entrega simbólica de mais de 2,9 mil cestas básicas a municípios da região. Foram assinados ainda convênios de cooperação técnica entre o governo do estado e a prefeitura de Breves para reforma da escola municipal Estêvão Gomes e para a aquisição de máquinas que serão utilizadas para a pavimentação de ruas do município.

Fizeram parte da mesa oficial da solenidade, além das autoridades citadas: a primeira dama do estado, Daniela Barbalho; o secretário Regional de Governo do Marajó, Jaime Barbosa; o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral; o presidente da Companhia de Habitação do Pará, Orlando Reis; a deputada federal Elcione Barbalho; deputados estaduais Luth Rebelo e Dr. Wanderlan Quaresma; a primeira dama de Breves, Andreia Melo; o vice-prefeito de Breves, Professor Benedito Viana; os prefeitos de Afuá, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá e Portel.

Fonte: SECTET Pará (adaptado)