falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Educação 4.0: estudantes da rede pública e bolsistas do Amapá Jovem terão acesso a capacitações do Programa Formadores de Inovação - Consecti

Educação 4.0: estudantes da rede pública e bolsistas do Amapá Jovem terão acesso a capacitações do Programa Formadores de Inovação - Consecti

Giro nos estados
23 fevereiro 2022

Educação 4.0: estudantes da rede pública e bolsistas do Amapá Jovem terão acesso a capacitações do Programa Formadores de Inovação

O Governo do Amapá criou oportunidades de qualificação profissional para a juventude do estado, com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as Secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec) e Extraordinária de Políticas Para Juventude (Sejuv), que ofertará cursos como robótica e cultura maker, empreendedorismo, inclusão digital, entre outros.

O ato garante a destinação de 50% das vagas do Programa Formadores de Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP) – autarquia vinculada à Setec – para os beneficiários do Amapá Jovem.

A partir de agora, os jovens terão acesso a cursos, oficinas, palestras e capacitações para difundir o ensino tecnológico e educação 4.0, utilizando o Espaço Okatech, que fica localizado na Setec.

De acordo com o secretário da Sejuv, Pedro Filé, essa oportunidade vai aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho aos beneficiários do Amapá Jovem.

“Sempre buscamos firmar parcerias que venham estimular os jovens que vivem em vulnerabilidade social a adquirir mais conhecimento, e mostrá-lo que ele tem a oportunidade de se qualificar, empreender e se destacar no mercado de trabalho”, afirmou o gestor

O bolsista Marco Tulio Amorim, de 19 anos, aproveitará a oportunidade. Ele destacou que sempre participa das capacitações, e que robótica foi um cursos que mais despertou seu interesse.

“Não vejo a hora das inscrições iniciarem, pois sempre me interessei por cursos voltados para tecnologia, pois sei que todas as oportunidades ofertadas hoje abrirão um leque de possibilidades para a minha inserção no mercado de trabalho”, analisou o bolsista.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, reforçou que a ideia principal é ofertar uma trilha de conhecimento que vai desde a metodologia digital até um ambiente de empreendedorismo, para que o jovem também aprenda a gerar sua própria renda.

“São produtos do Governo do Estado, que oportuniza a juventude desde a qualificação ao fomento do ingresso desse jovem ao mercado de trabalho, através de mecanismos tecnológicos para que eles ocupem espaço que são ofertados pelas empresas em todo o estado do Amapá”, frisou Pontes.

Ele também disse todos os cursos são voltados para a educação 4.0, pois  ela está cada vez mais inserida no dia a dia da sociedade, pela rede mundial de computadores, automação, impressão 3D, digitalização, processamento de dados em massa e inteligência artificial.

Ainda no mês de fevereiro, a Setec disponibilizará o cronograma de inscrições, com os cursos e vagas definidos, para os bolsistas do Programa Amapá Jovem e demais estudantes da rede pública.

Fonte: SETEC AP