falecom@consecti.org.br
(11) 3718-6515 (61) 97400-2446

Edital da FAPERJ vai apoiar Centros Integrados de Pesquisa, Tecnologia e Inovação - Consecti

Edital da FAPERJ vai apoiar Centros Integrados de Pesquisa, Tecnologia e Inovação - Consecti

Giro nos estados
25 novembro 2021

Edital da FAPERJ vai apoiar Centros Integrados de Pesquisa, Tecnologia e Inovação

Vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) está com inscrições abertas para a seleção de projetos científicos e tecnológicos, no âmbito do Edital de Apoio aos Centros Integrados de Pesquisa, Tecnologia e Inovação no Estado do Rio de Janeiro. No total, o orçamento destinado ao Programa pode chegar em R$ 10 milhões.

O objetivo principal do edital é dar suporte a projetos científicos e tecnológicos, coordenados por pesquisadores vinculados à FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e SECTI (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação). Essas propostas deverão implantar núcleos capazes de executar, em regime de cooperação interinstitucional, ações de cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre os partícipes, tendo em vista a expansão, interiorização da educação superior a distância (EAD) e a divulgação científica e da inovação em cidades polo do Estado do Rio de Janeiro.

Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, em todo o mundo, o investimento em ciência e tecnologia é um importante fator para dinamizar a economia. “É esse o papel desempenhado pela Faperj atualmente, que não tem medido esforços para alavancar projetos inovadores e relacionados à economia criativa. Essa é a nossa principal contribuição à sociedade: levar os recursos que o estado precisa para voltar a crescer e ocupar o lugar de destaque que sempre teve”, disse.

O apoio à implantação e otimização de novas tecnologias para o desempenho do magistério é um dos principais pontos a serem contemplados nos projetos, como observa o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva: “Além da otimização das novas tecnologias, o Edital se propõe a promover cursos e fomentar a pesquisa e a difusão da Ciência para a sociedade nos oito municípios que abrigarão os Centros Integrados. Além disso, iremos incentivar a formação de Startups e a criação de mais cursos profissionalizantes voltados para a vocações locais”.

Como proponentes, são elegíveis equipes de pesquisadores com vínculo empregatício ou funcional com as instituições FAETEC, CECIERJ, FAPERJ ou SECTI. Cada equipe deverá contar com um coordenador que deverá ser pós-graduado, tendo no mínimo o grau de mestre, apresentando preferencialmente o grau de doutor ou equivalente, apresentar produção científica ou tecnológica de qualidade, especialmente nos últimos cinco anos, e estar ativa e produtivamente envolvido em pesquisa relevante para a proposta.

Para acessar o edital clique aqui.

Fonte: SECTI RJ