falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

De saída, secretário Emerson Baú avalia atividades desempenhadas na Seadi Roraima - Consecti

De saída, secretário Emerson Baú avalia atividades desempenhadas na Seadi Roraima - Consecti

Giro nos estados
09 janeiro 2023

De saída, secretário Emerson Baú avalia atividades desempenhadas na Seadi Roraima

O secretário Emerson Baú, titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), está deixando a pasta do Governo do Estado para ocupar a superintendência do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima), a partir de janeiro de 2023.

Na despedida, Baú fez uma avaliação dos serviços realizados na Seadi e afirmou que o Governo deixará projetos finalizados para o próximo mandato. “Hoje, concluímos um ciclo intenso de serviços prestados para a sociedade roraimense, deixando um legado de desenvolvimento inédito e promissor de novos cenários com a futura gestão”, detalhou.

Ele disse que em março de 2022 iniciou a estruturação organizacional da Seadi buscando monitorar e avaliar as políticas públicas estaduais relativas aos setores produtivos, atuando no fomento da agricultura, indústria, comércio regional e internacional, serviços e inovação com ênfase na geração de emprego e renda recorrentes ao desenvolvimento sustentável.

“Em 2022, estou completando quatro anos de gestão pública, onde obtive um aprendizado imensurável. E uma vez aqui, percebi o quanto é necessário mantermos um esforço extraordinário para o desenvolvimento do Estado”, avaliou.

Na oportunidade, o secretário também agradeceu o empenho dos servidores e colaboradores da Seadi, que, segundo ele, são pessoas que trabalham de forma ativa e precisa cumprindo o orçamento da pasta à risca.

“Deixo na Seadi um corpo técnico sinergético construído nestes últimos dez meses em que juntos atuamos dando o melhor de si, cada um em seu ambiente organizacional, aferindo a solidez do comprometimento. Deus nos colocou nesse caminho. Assim, agradeço também ao nosso governador Antonio Denarium e a primeira dama Simone Denarium pela atuação sensível em favor do desenvolvimento do povo roraimense. Contudo, são passagens como essa nos fortalece para encarar novos projetos em nossa vida”, reforçou.

O governador Antonio Denarium agradeceu o empenho dedicado por Baú na gestão da Seadi. “O [Emerson] Baú é um profissional de excelência, que potencializou as ações de Governo ao longo desses quatro anos, tanto no planejamento quanto na agricultura, promovendo desenvolvimento social e econômico. Nessa nova jornada, no Sebrae-RR, eu tenho a certeza de que ele vai desenvolver um grandioso trabalho e continuar ajudando o Estado de Roraima”, disse.

AGRICULTURA FAMILIAR E DISTRITO INDUSTRIAL

Para Emerson Baú, a Seadi ainda tem muito por realizar no que tange à jornada de benefícios para os agricultores, principalmente, na Agricultura Familiar.

“Em nossa gestão, entregamos implementos e tratores em todo o Estado, além do maior projeto de produção na Agricultura Familiar. Neste momento, a colheita de milho continua a todo vapor, além da atuação da equipe Seadi no Distrito Industrial assegurando títulos definitivos, bem como os negócios internacionais integrando com os mercados de fronteira, estabelecendo o fluxo da exportação de produtos também pela ampliação da economia regional”, destacou.

REALIZAÇÕES

“Nesse incessante período de trabalho realizamos diferentes serviços em favor do povo roraimense, destacando a Aprovação do ZEE-RR [Zoneamento Ecológico-Econômico]; Ampliação dos Benefícios Fiscais aos produtores; Assistência Técnica por meio do Agro em Campo; Criação do Iater [Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural]; Regularização e Censo das empresas no Distrito Industrial; Crescimento da produtividade agrícola e atração de investimentos para Roraima; Tecnologia e Sustentabilidade com a criação da Faper [Fundação de Amparo à Pesquisa]; Estruturação e Evolução do Plano Roraima 2030; Novos acordos de exportação com a Caricom; Coordenamos a Expoferr 2022; Desenvolvemos o site da Seadi e o Calendário Agrícola de Roraima, entre outros projetos fundamentais de desenvolvimento. Temos orgulho dessa trajetória”, destacou.

Fonte: Notícias do Estado de Roraima