falecom@consecti.org.br
(61) 3142-0555

Conheça o perfil do novo secretário da SECITEC MT - Consecti

Giro nos estados
13 janeiro 2023

Conheça o perfil do novo secretário da SECITEC MT

Allan Kardec assume a pasta com o desafio de ampliar a oferta por qualificação profissional.

A | A

O governador Mauro Mendes, ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, deu posse aos secretários para o segundo mandato à frente do Executivo Estadual. A cerimônia foi realizada neste domingo, 1º de janeiro, no Palácio Paiaguás, e contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, chefes de Poderes, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

Entre os empossados, o novo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec. Kardec é professor de Educação Física e servidor efetivo da Secretaria de Estado de Educação. Foi vereador em Cuiabá e deputado estadual por dois mandatos. Em 2019, assumiu a Secretaria de Estado Cultura, Esporte e Lazer, onde permaneceu até julho de 2020.

Nascido em Cuiabá (MT), Allan Kardec tem 41 anos de idade. Estudou na rede pública desde o ensino fundamental. No ensino médio, ingressou na Escola Técnica Federal (ETF/MT), onde concluiu o curso de Eletrônica no ano de 1996. Graduou-se, posteriormente, em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 2000, e especializou-se em Gestão Educacional no ano de 2007. Em 2014, concluiu o Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT). Dois anos depois, iniciou o Doutorado na mesma área.

Por onde passou, sempre militou nas equipes esportivas e movimento estudantil. Na Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Allan teve participação efetiva na reorganização dos jogos escolares desenvolvendo pesquisas e cursos de formação para os profissionais de Educação Física, fazendo a interlocução com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Foi um dos responsáveis por Cuiabá ser sede pela primeira vez das Olimpíadas Escolares Brasileira. Também coordenou o Programa de Enfrentamento à Violência no Contexto Escolar. É também professor universitário e da rede estadual. Foi também coordenador e gerente de Lazer do Sesc-MT.

Eleito vereador por Cuiabá em 2012, com 2.976 votos. Em janeiro de 2017, assumiu como deputado estadual, sendo reeleito em 2018 com 18.629 votos. É coautor do livro “Futebol de Várzea na Comunidade São Gonçalo Beira Rio”, lançado pela EdUFMT, e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) desde agosto de 2018.

Fonte: SECITEC MT (Adaptada)