falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Comitiva do governo do RS participa do South Summit Espanha - Consecti

Giro nos estados
17 junho 2022

Comitiva do governo do RS participa do South Summit Espanha

O governo do Rio Grande do Sul está representado no South Summit Espanha. O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, acompanhado do diretor de Ambientes de Inovação da SICT/RS, Everaldo Luís Daronco, e do diretor de Gestão da Inovação da SICT/RS, André França, está em solo espanhol para prestigiar o evento e apresentar o ecossistema de inovação gaúcho. Fazem parte da comitiva gaúcha, ainda, o secretário de Estado de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, diretores, chefe de gabinete e outros representantes da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e da PROCERGS. A feira começou na quarta-feira, 8, e vai até esta sexta-feira, 10, em Madri.

Segundo Balestrin, o primeiro dia foi bastante produtivo, com novidades que podem servir de inspiração ao Brasil. “Estamos vendo aqui uma nova onda de startups concentradas em ‘deep tech innovation’. Ou seja, startups com modelos de negócios voltados a explorar soluções de elevada intensidade científica e tecnológica. Além disso, estamos aqui mostrando a pujança do ecossistema de inovação do estado do Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário.

Foto com 3 homens brancos em frente a um banner do south summit
Da esquerda para direita, André França, Alsones Balestrin e Everaldo Daronco

O governo do RS também possui um estande em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre e com o South Summit Brasil para apresentar o Estado como ponto de contato com investidores e startups da América Latina. O espaço também valoriza os números positivos da primeira edição do SS na capital gaúcha, convidando para a edição de 2023.

Em painel realizado em Madri nesta quinta-feira, 9, intitulado “South Summit toma conta do Brasil: a história dos bastidores”, ao lado do presidente da 4All, José Renato Hopf, do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, e da fundadora da South Summit, Maria Benjumea, Gastal abordou o caminho percorrido até a realização da feira e os resultados alcançados no Brasil. “Nosso objetivo aqui é traçar os próximos passos para que o South Summit Brasil 2023 seja tão emblemático e se torne um ativo da sociedade gaúcha”, disse Gastal.

O South Summit Brasil, realizado em Porto Alegre em maio, reuniu mais de 20.000 participantes únicos de mais de 50 países nos três dias de evento, superando a marca de 500 speakers e de 65 bilhões de dólares de portfólio de investimentos. A SICT/RS foi responsável pela organização da programação do RS INNOVATION STAGE, o espaço do governo no evento, e Balestrin foi o coordenador do Conselho Curador do South Summit Brasil.

Fonte: SICT – RS