falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Ciência e Tecnologia oferece mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos no DF - Consecti

Ciência e Tecnologia oferece mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos no DF - Consecti

Giro nos estados
30 junho 2022

Ciência e Tecnologia oferece mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos no DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), lançou 6.135 vagas em cursos gratuitos. Há oportunidades em cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.

São 4.130 vagas do Programa Senai de Gratuidade Regimental e outras 2.005 doDF Inova Tech, uma parceria da instituição com o governo local, por meio da Secti e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF).

Senai Taguatinga, Brasília, DF, Brasil 7/8/2019 Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra.Fotos dos 4 laboratórios de segurança eletrônica no Senai Taguatinga.
Há opções de turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas modalidades à distância, semipresencial — com 80% da carga horária à distância e 20% de forma presencial — e presencial | Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

O prazo para inscrição termina dia 30 de setembro ou até o preenchimento das vagas. “Nossa missão é qualificar todos para o mercado de trabalho. Nós do GDF temos um compromisso com o futuro profissional do aluno. Já entregamos 521 certificados e já foram formadas 42 turmas. Temos uma estimativa de atender 6 mil vagas até o final do ano de 2021. E uma perspectiva de formar 20 mil alunos até 2022”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo.

São cursos nas áreas de Alimentos, Automação industrial, Automotiva, Construção civil, Domótica, Eletroeletrônica, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), Energias renováveis, Gestão, Gráfica e mídias impressas e digitais, Madeira e mobiliário, Metalmecânica, Telecomunicações, Tecnologia da informação e Vestuário. Há vagas nas unidades do Plano Piloto – no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) –, do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga.

Há opções de turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas modalidades à distância, semipresencial — com 80% da carga horária à distância e 20% de forma presencial — e presencial. No entanto, enquanto prevalecer a necessidade da adoção de medidas para evitar a disseminação da covid-19, as turmas ocorrem à distância. Algumas contam com apoio de recursos tecnológicos ou com atividades presenciais para a parte prática do curso.

Na quarta-feira (16), haverá o lançamento oficial do curso gratuito de Desenhista de Produtos Gráficos – Web Design, às 9h, na Administração Regional de São Sebastião.

Inscrição

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site cursos.senaidf.org.br e anexar cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

No caso do Programa Senai de Gratuidade Regimental, o candidato pode realizar matrícula em mais de um curso, desde que os cursos sejam em turnos diferentes. Já para as capacitações do DF Inova Tech, é necessário concluir uma para se inscrever em outra.

Os pré-requisitos variam conforme o curso. No caso dos técnicos, é preciso ainda ser maior de 16 anos, ter concluído ou estar cursando a 2ª série do ensino médio.

As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato por e-mail ou por telefone para agendar a efetivação da matrícula, que ocorre de forma presencial. O prazo para comparecer na unidade em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis, com exceção da unidade Senai Brasília, em que as matrículas são realizadas em Taguatinga.

No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF, dos comprovantes de situação escolar (certificado, declaração ou histórico escolar) e de residência. Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.

Fonte: Agência Brasília