falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Bolsista da FAPESP vence o Prêmio Gutierrez 2022 - Consecti

Giro nos estados
29 julho 2022

Bolsista da FAPESP vence o Prêmio Gutierrez 2022

Agência FAPESP – A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos (SP), anunciaram o matemático Eduardo Rosinato Longa como o vencedor da edição de 2022 do Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon.

Longa foi escolhido por sua tese “Sístoles e superfícies mínimas em 3-variedades com bordo”, elaborada durante seu doutorado no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, com bolsa da FAPESP e orientação do professor Paolo Piccione, do IME-USP.

A pesquisa explora como as curvaturas de uma variedade de dimensão 3 com bordo afetam a topologia e a geometria de duas classes de superfícies compactas: as capilares mínimas de índice um e aquelas que são topologicamente não triviais.

A tese “Propriedades combinatoriais de grafos e matrizes aleatórias”, de Letícia Dias Mattos, sob orientação do professor Robert Morris, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro, foi a escolhida para receber a Menção Honrosa do Prêmio Gutierrez 2022.

Organizado pela SBM e pelo ICMC-USP, o Prêmio Gutierrez é atribuído anualmente à melhor tese de doutorado em matemática em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), considerando os quesitos originalidade e qualidade. Os trabalhos participantes devem ter sido defendidos no Brasil no ano letivo anterior ao ano da premiação.

A entrega do prêmio será realizada em cerimônia oficial, no dia 26 de setembro de 2022, às 14 horas, no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC.

Mais informações: https://bit.ly/3v8eAep.
Fonte: Agência Fapesp