falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Atuação de bolsistas vai contribuir para aumentar qualificação da pesquisa na Uenp - Consecti

Atuação de bolsistas vai contribuir para aumentar qualificação da pesquisa na Uenp - Consecti

Giro nos estados
24 novembro 2021

Atuação de bolsistas vai contribuir para aumentar qualificação da pesquisa na Uenp

Para potencializar ações relacionadas à Central de Laboratórios Multiusuários da Universidade Estadual do Norte do Paraná (CLMU-Uenp), a Instituição selecionou quatro bolsistas, através da Chamada 05/2021 da Fundação Araucária, para atuar nos laboratórios multiusuários. Cada bolsista-técnica será acompanhada por um supervisor docente, responsável pela unidade laboratorial na qual o profissional atuará.

O coordenador da Central de Laboratórios da Uenp e da DiagMol Lab, professor Fabiano Gonçalves Costa, destacou a importância da atuação de profissionais na CLMU. “As bolsistas darão maior agilidade para as pesquisas, principalmente aquelas que envolvem os laboratórios cadastrados junto à CLMU. Também o que pretendemos com as bolsistas-técnicas é aumentar a qualificação da pesquisa dos nossos docentes envolvidos e com isso buscar a manutenção dos cursos stricto sensu e a estruturação de novos cursos”, disse.

A bióloga Rafaelle Rodrigues atuará no Laboratório de Diagnósticos Moleculares (DiagMol Lab), no Câmpus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, no Norte. A bolsista-técnica auxiliará os usuários do laboratório no preparo de soluções, manuseio e supervisão dos equipamentos, além de organizar e zelar pela rotina do espaço.

“Também terei a participação no desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica e na pós-graduação, bem como auxílio na publicação e divulgação de trabalhos científicos. Além de realizar exames de diagnósticos moleculares e de genotipagem da SARS-CoV-2”, disse Rafaelle.

No Laboratório de Ensaios com Inimigos Naturais de Pragas, no Câmpus de Cornélio Procópio, no Norte, a bolsista-técnica Paula Sayuri Taguti acompanhará atividades de Iniciação Científica e bioensaios laboratoriais e de campo. “Também farei o preparo de dietas, criação e manutenção da mariposa Galleria mellonella, conhecida como traça-da-colmeia, e do besouro-da-farinha, Tenebrio mollitor. Ambos são utilizados para a multiplicação de nematoides entomopatogênicos pelo método in vivo. Também irei auxiliar na manutenção do banco de nematoides entomopatogênicos”, explicou a bióloga.

Além disso, Paula vai exercer as atividades de rotina, como a supervisão do uso dos equipamentos do laboratório e das boas práticas em biossegurança, esterilização de materiais, manuseio de equipamentos, preparo de soluções e meios de cultura e controle de estoques e pedidos de compra de materiais.

Fernanda Machado Castanho é bióloga e mestre em Agronomia pela Uenp e hoje faz doutorado em Genética e Biologia Molecular na Universidade Estadual de Londrina. Ela atuará como bolsista-técnica no Laboratório de Genética e Biologia Molecular, no Câmpus Luiz Meneghel, de Bandeirantes. Dentre as atividades que desenvolverá, estão o estabelecimento e organização de protocolos; auxílio nas atividades de rotina de pesquisa em biologia molecular; repicagem e manutenção das coleções de fungos.

“As atividades incluem ainda o preparo de soluções; organização e limpeza de vidrarias; organização e controle de aquisição de reagentes (almoxarifado); e organização e controle do uso de equipamentos e casa de vegetação”, explicou.

O Laboratório de Bioquímica e Morfologia Experimental (LaBiMEx), no Câmpus de Bandeirantes, passa agora a contar com a bolsista-técnica Raiane dos Santos Guidi. Bióloga e mestre em Psicobiologia, desenvolverá no laboratório a manutenção, agendamento e acompanhamento de rotina do espaço; auxílio no desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de pós-graduação; levantamento de orçamentos e acompanhamento nos processos de compras; além de zelar pelo ambiente de trabalho no laboratório.

CLMU-UENP – A Central de Laboratórios Multiusuários da Universidade Estadual do Norte do Paraná é um conjunto de laboratórios que abrigam equipamentos patrimoniados e de uso compartilhado. O principal objetivo é apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, desenvolvimento tecnológico e inovação da universidade.

A gestão da Central de Laboratórios Multiusuários é realizada por um Comitê Gestor vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e à Diretoria de Pesquisa da Uenp.

Os equipamentos patrimoniados e alocados foram adquiridos por meio de projetos financiados com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), bem como por recursos próprios, e sua utilização compartilhada de equipamentos viabiliza a otimização de recursos financeiros, físicos e humanos.

O programa visa conceder bolsas para suprir a necessidade de profissionais especializados nos laboratórios multiusuários das instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado do Paraná.

Fonte: SETI PR