falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

AL celebra 15 anos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará - Consecti

AL celebra 15 anos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará - Consecti

Giro nos estados
30 novembro 2021

AL celebra 15 anos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta segunda-feira (29/11), sessão solene em homenagem aos 15 anos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará. Na ocasião, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, foi um dos agraciados com o diploma em agradecimento à sua contribuição no Sistema UAB no Estado. Ele destacou a importância da interiorização do ensino superior, agradeceu a homenagem e lembrou que o ex-presidente Lula foi o criador da UAB, do Prouni e do Reuni, programas que garantem a inclusão dos mais pobres. “O nosso povo tem esse direito”, ressaltou.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criada com o objetivo de ampliar e interiorizar a educação superior por meio da educação a distância. No Ceará, a UAB foi implantada em 2008 e tem 39 polos instalados em 37 municípios de várias regiões do Estado.


A solenidade foi realizada atendendo a requerimento do presidente da Comissão de Educação da AL, deputado Queiroz Filho (PDT). Ele destacou a importância da ampliação e interiorização do ensino superior proporcionada pela UAB, especialmente na formação de professores e na educação continuada.

Um dos homenageados, o coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), Alexandre Marques Póvoa, agradeceu pelo reconhecimento da Assembleia Legislativa e ressaltou que essa homenagem se estende a toda a equipe que colabora para fazer o sistema UAB funcionar da melhor forma possível.

Segundo o vice-prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, somente naquele município, quase mil alunos já se formaram pela UAB, desde o início das atividades, em 2007. Ele lembrou que era prefeito do município e pôde participar dos esforços para a oferta de cursos. “Sabíamos da importância e da necessidade da região e como poderia melhorar a vida de muitas pessoas”, concluiu.

Para o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hidelbrando dos Santos Soares, a UAB oferece um dos programas de educação a distância pública de muita qualidade. Ele lembrou que o Brasil ainda tem um desafio de formação e esse programa é exitoso na interiorização e inclusão, “com papel transformador para alunos e professores”.
O reitor informou ainda que apresentou um projeto sugerindo a criação da Universidade Aberta do Ceará e pediu apoio da Comissão de Educação para que seja aprovado, o que pode gerar cinco mil vagas para alunos do ensino superior.

Uma das homenageadas, a coordenadora do polo UAB de Beberibe, Virgínia Tavares Cruz, agradeceu pelo reconhecimento e destacou que a Universidade Aberta do Brasil contribui com a economia dos municípios e transforma a vida dos cearenses.

Homenageados

Durante a sessão solene, foram homenageados o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, representando todos os mantenedores da UAB; a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha; o professor Silas Barros Alencar; a professora Márcia Reis; o professor e coordenador de Apoio às Tecnologias Educacionais da UAB na UECE, Fábio Castelo Brancos; a coordenadora adjunta da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais, Luísa Maia Vidal; a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas UAB, Germana Costa Paixão; o prefeito de Itapipoca, Felipe Souza Pinheiro; o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; o prefeito de Orós, José Rubens Limaverde; o secretário acadêmico da UAB de São Gonçalo do Amarante, Silva Ribeiro; o dicente de destaque da UAB, José Solto Sarmento.

Também estiveram presentes a presidente do Fórum Estadual de Educação, Ciza Viana; a prefeita de Canindé, Maria do Rosário; o presidente do Centec, Silas Barros de Alencar; a professora Antônia Lis; o professor e coordenador da Célula de Educação Superior da Secitece, Cândido BC Neto.

Fonte: SECITECE com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará