falecom@consecti.org.br
(61) 97400-2446

Abertas as inscrições para o Edital FAC Filma RS - Consecti

Giro nos estados
18 fevereiro 2022

Abertas as inscrições para o Edital FAC Filma RS

Foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOERS) desta terça-feira (1º/2) a súmula do Edital Sedac nº 01/2022 FAC Filma RS. O edital faz parte das ações do programa Avançar na Cultura e prevê o investimento de R$ 12 milhões em projetos culturais que realizem o desenvolvimento, a produção ou a finalização de obras audiovisuais, inclusive jogos eletrônicos. O período de inscrição vai de 1º de fevereiro até 31 de março de 2022. A íntegra do edital está disponível no site do Pró-cultura RS (acesse aqui).

A inclusão das cotas para games no Edital SEDAC é uma articulação do Programa GameRS, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e executado em conjunto com a Secretaria da Cultura (SEDAC), a Secretaria da Educação (SEDUC) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). São 6 cotas de 50.000,00 voltadas ao desenvolvimento de demonstrativo de jogo eletrônico e 4 cotas de 150.000,00 destinadas a finalização de jogos eletrônicos.

Poderão apresentar projetos pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que receberão financiamento direto não reembolsável do Pró-cultura RS Fundo de Apoio à Cultura – FAC – para a realização de projeto contemplado. Serão concedidos 24 (vinte e quatro) meses de execução para os projetos contemplados.

Finalidades e valores disponíveis

Os projetos apresentados deverão obrigatoriamente ser classificados nas seguintes finalidades e valores de projeto:

01110034_100763_GDO.jpg

Descentralização regional

Ficam asseguradas 50% das vagas para proponentes do interior do Estado, com registro no CEPC – Cadastro Estadual de Proponente Cultural.

Ações afirmativas

Além disso, nos critérios de seleção, o edital prevê 20 pontos do total de 100 para ações afirmativas que proponham protagonismo no desenvolvimento do projeto (roteiro, produção e direção) de pessoas PCDs, transexuais/travestis, negros, ciganos, quilombolas, indígenas e mulheres.

Lançamento

O lançamento do edital ocorreu na segunda-feira (31/1) por meio de live transmitida na fanpage da Sedac – Facebook/rs.sedac (veja aqui).

Em sua manifestação por vídeo, o governador Eduardo Leite destacou que os recursos previstos no edital “vão viabilizar a retomada do setor no estado, sua aproximação com novos mercados e investidores, oferta de produtos de qualidade para o consumo interno e para a exportação de conteúdos”. Leite acrescentou que, com o FAC Filma RS, a proposta é “garantir a continuidade da produção simbólica dos realizadores gaúchos, apostando na inovação e fortalecendo este importante setor da indústria criativa, em benefício de toda a sociedade gaúcha”.

Fonte: SICT RS