falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Abertas as inscrições para a Residência em Ciência de Dados para o Setor Automotivo em Pernambuco - Consecti

Abertas as inscrições para a Residência em Ciência de Dados para o Setor Automotivo em Pernambuco - Consecti

Giro nos estados
21 novembro 2022

Abertas as inscrições para a Residência em Ciência de Dados para o Setor Automotivo em Pernambuco

Já estão abertas as inscrições para a Residência Tecnológica em Ciência de Dados para o Setor Automotivo. Fruto de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), Grupo Stellantis, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e a Universidade de Pernambuco (UPE), a iniciativa integra o programa de Residências Tecnológicas (RESITEC). Na manhã desta quarta (9), a SECTI promoveu um encontro virtual no seu canal do YouTube, que reuniu representantes das instituições envolvidas.

O curso remoto contará com 16 vagas destinadas a graduados em Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Estatística, Engenharias, ou em áreas afins. O link com o edital e o formulário para as inscrições, que vão até o dia 9 de dezembro de 2022, podem ser feitas por meio do endereço: http://posgraduacao.poli.br/residencia-em-ciencia-de-dados-e-analytics-2023/ .

Aos residentes será paga uma bolsa no valor de R$ 2.400,00, durante 10 (dez) meses, os quais não podem possuir nenhum vínculo empregatício no momento da assinatura do termo do benefício. A carga horária será de 40 horas semanais, as atividades teóricas na UPE serão conduzidas de forma remota. Os participantes escolhidos deverão entregar ao final do curso um Projeto de Ciência de Dados em um caso relacionado às atividades da Stellantis, a ser definido ao longo do curso.

Para Carmelo Bastos Filho, diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior da SECTI, é importante estreitar cada vez mais a ligação entre os processos de formação realizados pelas instituições de ensino e o setor produtivo. “Precisamos trabalhar com programas que possam promover a resolução de problemas mais complexos. E é aí onde aparece Residência Tecnológica, em nível de pós-graduação, trabalhando com essas imersões nas empresas. É um modelo que tem ganhado cada vez mais espaço”, ressalta Carmelo, que representou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Fernando Jucá.

“Durante as atividades, os alunos terão atividades teóricas e práticas envolvendo análise de grandes volumes de dados oriundos justamente da planta da Jeep, em Goiana. Nossa expectativa é muito positiva. É a segunda vez que promovem esse curso aqui em Pernambuco, e os resultados da primeira edição dos deixaram muito animados para o que vem agora”, expõe Alexandre Maciel, coordenador do curso na UPE

Sobre a RESITEC

A RESITEC tem como principal objetivo a qualificação teórico-prática de profissionais em áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM+C) em nível de pós-graduação (lato sensu) a partir de parcerias envolvendo Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação do Estado (ICTs-PE) e empresas com o propósito de qualificar recursos humanos de forma acelerada. E, dessa forma, desenvolver soluções inovadoras nas empresas localizadas em Pernambuco, preferencialmente nos segmentos de maior intensidade tecnológica, de maneira a contribuir para mudanças na estrutura produtiva e social.

“Depois de uma experiência de sucesso realizada em 2021 pela Stellantis, UPE e FACEPE, uma nova residência tecnológica vem dar continuidade às ações de formação e inovação tecnológica para o setor automotivo. Este modelo é excelente porque forma pessoas em alto nível ao mesmo tempo em que gera soluções para desafios da empresa”, destaca Carmelo Bastos.

“Colaborar com o ecossistema de inovação e com o desenvolvimento regional é uma das missões da Stellantis. Esta parceria reforça a estratégia contínua de promover a qualificação de profissionais em nossas áreas de atuação”, pontua Mateus Marchioro, Plant Manager da Unidade de Goiana.

SERVIÇO

Residência Tecnológica em Ciência de Dados para o Setor Automotivo
Inscrições: de 09/11 à 09/12/2022
Site: http://posgraduacao.poli.br/residencia-em-ciencia-de-dados-e-analytics-2023/

Fonte: SECTI PE