falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Projetos aprovados pelo Edital INOVA 2021 recebem recursos e iniciam sua atuação nas regiões do RS - Consecti

Projetos aprovados pelo Edital INOVA 2021 recebem recursos e iniciam sua atuação nas regiões do RS - Consecti

Giro nos estados
21 março 2022

Projetos aprovados pelo Edital INOVA 2021 recebem recursos e iniciam sua atuação nas regiões do RS

Em encontro virtual realizado na quinta-feira, 24 de fevereiro, reuniram-se os coordenadores dos projetos aprovados no Edital INOVA 01/2021, representando as diferentes regiões do estado. Na ocasião, os projetos – que receberam os respectivos recursos em janeiro de 2022 – foram apresentados, assim como seus escopos e objetivos. Desta forma, foi criado um ambiente propício para troca entre iniciativas gestadas dentro de um mesmo edital.

Presente na reunião, o secretário Alsones Balestrin destacou a necessidade de se fazer bom uso dos recursos disponíveis no Rio Grande do Sul, de forma a gerar não só conhecimento, mas, a partir deste conhecimento, gerar, também, riqueza e desenvolvimento para o estado. “Eu acredito que estes projetos têm uma capacidade de gerar impacto na sociedade. Esse é o compromisso maior de cada um dos projetos e de vocês aqui presentes.”

Simone Stülp, secretária adjunta da SICT, complementou a fala do secretário, explicando que a função do poder público é fomentar iniciativas como as dos projetos apresentados, em que a execução cabe aos atores que estão nas pontas. Sobre o INOVA RS e os projetos, reiterou a importância de manter um olhar voltado às características e  especificidades de cada um dos oito ambientes regionais de inovação.

Conheça mais sobre os projetos aprovados no Edital INOVA 01/2021:

01)

Nome: INOVA + VALES: desenvolvendo o ecossistema regional de inovação
Proponente: Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Coordenadora: Chana de Medeiros da Silva
Região: dos Vales
Objetivo geral: Implementar os projetos estratégicos definidos a partir das discussões realizadas no Ecossistema Regional de Inovação, cuja missão é tornar a Região dos Vales referência nacional em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços, abrindo novas oportunidades para cadeias adjacentes e buscando um constante desenvolvimento sustentável até 2030.

02)

Nome: Rede de sensores inteligentes para o monitoramento de sistemas de irrigação por pivô central
Proponente: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
Coordenadora: Cleusa A. M. Bianchi Teixeira
Região: Noroeste e Missões
Objetivo geral: Instalar uma rede de sensores de umidade de solo para o monitoramento do uso da água em sistemas de irrigação por pivô central, com a perspectiva de tornar a região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, uma referência Nacional na eficiência do uso da água.

03)

Nome: Produção de biogás e sua utilização em geração distribuída no conceito de smart grids: perspectivas e desafios para Região Noroeste e Missões do RS
Proponente: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
Coordenadora: Fernanda da C. Pereira
Região: Noroeste e Missões
Objetivo geral: Promover o domínio local (ecossistema regional de inovação – Noroeste e Missões do RS) das cadeias associadas à geração distribuída de energia renovável e ao gerenciamento inteligente de energia, além de impulsionar a implementação destes sistemas na região, com especial atenção para a produção e aproveitamento do biogás e redes elétricas inteligentes (smart grids).

04)

Nome: Rede de controle biológico da Região Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul
Proponente: Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM)
Coordenadora: Tânia Maria Bayer da Silva
Região: Noroeste e Missões
Objetivo geral: Montar uma biofábrica no Noroeste e Missões do estado do Rio Grande do Sul, para controle biológico de pragas de lavouras, com a soja como cultura modelo.

05)

Nome: Estruturação da demanda e oferta de serviços de suporte a inovação na cadeia da indústria eletrometalmecânica da região Noroeste Missões do RS
Proponente: Faculdade Horizontina (FAHOR)
Coordenador: Rafael Luciano Dalcin
Região: Noroeste e Missões
Objetivo geral: Estruturar as informações, os canais de comunicação e o acesso das empresas da cadeia da indústria eletrometalmecânica da região Noroeste Missões do Rio Grande do Sul, aos serviços de suporte a inovação, aumentando o número de processos e produtos inovadores, facilitando a logística, reduzindo o custo, aumentando a qualidade e a eficiência, de processos, produtos e empresas.

06)

Nome: Rastreabilidade e autenticidade do mel do Vale do Jaguari – RS
Proponente: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Santiago)
Coordenador: Higor Machado
Região: Central
Objetivo geral: Fortalecer o protagonismo da terceira maior região brasileira produtora de mel, no cenário nacional e internacional, por meio da rastreabilidade, da origem e de parâmetros de qualidade, garantindo informações de fácil acesso para os consumidores de méis Premium.

07)

Nome: RS3 – Conexão, Capacitação e Captação para o Ecossistema Regional de Inovação de TIC
Proponente: Universidade Feevale
Coordenador: Paulo Ricardo Muniz Barros
Região: Metropolitana e Litoral Norte
Objetivo geral: Potencializar o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Região Metropolitana e Litoral Norte e em outras regiões do Estado do RS. 

08)

Nome: Sistema de coleta de dados por dispositivos IoT (sensoriamento) para cidades inteligentes
Proponente: Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Coordenadora: Ana Cristina Fachinelli
Região: Serra e Hortênsias
Objetivo geral: Desenvolver a região da Serra, por meio da implementação de um sistema de IoT (sensoriamento) para coleta e processamento de dados em tempo real, com vistas a proporcionar o desenvolvimento de políticas públicas para inovação, planejamento estratégico, elaboração de planos diretores, visão de futuro e especializações estratégicas para cidades inteligentes.

09)

Nome: Inovação na Saúde Pública
Proponente: Universidade de Passo Fundo (UPF)
Coordenadora: Teofanes Foresti Girardi
Região: Produção e Norte
Objetivo geral: Implementar a criação de soluções inovadoras e o desenvolvimento de tecnologias e empreendimentos voltados à saúde pública na região Produção e Norte.

10)

Nome: Agrotec Norte
Proponente: Universidade de Passo Fundo (UPF)
Coordenador: Alexandre Lazaretti Zanatta
Região: Produção e Norte
Objetivo geral: Implementar um ambiente para o desenvolvimento e difusão de inovação voltados às pequenas propriedades rurais, por meio de uma estratégia de especialização inteligente, que torne a região uma referência no Estado em tecnologias para suas cadeias produtivas da agroindústria.

11)

Nome: RS Saúde Digital – fomento ao desenvolvimento de soluções inovadoras
Proponente: Universidade Feevale
Coordenador: Marcelo Curth
Região: Metropolitana e Litoral Norte
Objetivo geral: Fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e digitais centradas no cidadão para a área da saúde.

Fonte: SICT RS