falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da FIBRA apresenta projeto de inovação à Presidência da FAPDF - Consecti

Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da FIBRA apresenta projeto de inovação à Presidência da FAPDF - Consecti

Giro nos estados
11 maio 2023

Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da FIBRA apresenta projeto de inovação à Presidência da FAPDF

O Diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Marco Antônio Costa Júnior, se reuniu com o Diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA, Graciomario de Queiroz para conhecer o projeto HUB da Indústria, idealizado pela FIBRA.

 

Durante o encontro, foram analisadas as dificuldades de capacitação em comércio digital por parte do setor produtivo do Distrito Federal. Nesse cenário, a Federação da Indústria propõe o projeto do HUB, com mentoria, capacitação e um espaço físico onde empresas cadastradas possam se reunir a fim de receber treinamentos e trocar experiências.

 

“A FIBRA tem o compromisso de promover o desenvolvimento econômico da região. Nesse sentido, propomos uma parceria com a FAPDF com o objetivo de elevar a maturidade digital dos micros e pequenos negócios do Distrito Federal e Ride. Sabemos que a pandemia trouxe desafios para os empreendedores, especialmente aqueles que não estavam preparados para a transição ao mercado eletrônico. Por isso, queremos oferecer capacitações e mentorias que os ajudem a se adaptar a essa nova realidade, tornando-os mais competitivos e preparados para enfrentar os desafios do comércio digital”, explanou Graciomario de Queiroz durante a reunião.

 

Em outubro de 2022, o HUB da Indústria começou a funcionar. Ele oferece pesquisas, workshops e capacitações para ajudar negócios a encontrar soluções criativas e se adequarem ao e-commerce. Os participantes recebem aconselhamento e acesso a ferramentas virtuais que podem ajudá-los a superar seus maiores desafios.

 

Além disso, o HUB da Indústria promove a conexão e a interação entre empresas, startups, governo, academia e outros agentes do ecossistema de inovação. Essa integração incentiva a inovação aberta e a transformação digital, o que pode levar a grandes avanços e melhorias em diferentes setores.

 

Até o momento, o projeto selecionou 60 empresas, já em processo de mentoria e capacitação. A FIBRA almeja a ampliação da operação do HUB, com um maior número de negócios cadastrados e impulsionados e, por isso, busca o apoio da FAPDF.

 

“É muito importante buscarmos meios para formar parcerias com o sistema produtivo, uma vez que este está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico e social de Brasília. Nós como Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação, entendemos o nosso papel em auxiliar o aquecimento do ecossistema criativo do DF. Essa semana vimos que Brasília subiu ao 4º lugar no ranking de melhores cidades para se empreender no Brasil, isso só é possível devido a programas de fomento como os da FAPDF e parcerias com projetos similares ao Hub da Indústria.” Explica o diretor da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

 

A colaboração entre a FAPDF e o projeto HUB da Indústria está em análise de viabilidade, e a reunião entre os representantes dessas organizações evidenciou a importância de uma rede de cooperação para a transformação digital da indústria em Brasília.

Fonte: FAP DF (adaptada)