Notícias

Ciência sem Fronteiras enviará 12 mil bolsistas ao exterior até setembro

Para cumprir com a meta de enviar 20 mil estudantes ao exterior neste ano, o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) irá financiar o estudos de mais 12 mil bolsistas até setembro. Os alunos de graduação, mestrado e doutorado serão enviados a países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Coreia.

De acordo com o CNPq, os editais de seleção devem ser lançados até o fim deste mês. O CsF mantém atualmente 6,7 mil bolsistas em universidades de primeira linha. Até 2015, o governo federal pretende oferecer 75 mil bolsas de graduação e pós-graduação e estimular a iniciativa privada a bancar outras 26 mil vagas.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) planeja investir R$ 1,7 bilhão em 40 mil bolsas. Já o planejamento do CNPq é aplicar R$ 1,4 bilhão em 35 mil bolsas.

Criado em julho de 2011, o Ciência sem Fronteiras visa promover a inovação e competitividade industrial por meio da melhor qualificação de profissionais de áreas estratégicas como engenharias e demais áreas tecnológicas.

Fonte: Agência Gestão CT&I

Próximos Eventos