+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Votação do Pronatec só deve ocorrer em agosto

O relatório final do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deve ficar pronto até o fim deste mês, mas ele só deve ser votado em agosto. Esta foi uma deliberações tomadas nesta quarta-feira durante reunião entre técnicos do governo e os relatores do Projeto de Lei 1209/11 na Câmara dos Deputados que cria o Pronatec.

A Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é uma das entidades que apoia a proposta, pois vê nela uma saída para suprir a falta de mão de obra no setor de TI. O projeto de lei garante que parte dos alunos formados sejam especializados em TI. A estimativa do presidente da Brasscom, Antonio Gil, é que o programa forme até 400 mil profissionais em quatro anos. Neste ano, a expectativa é formar 30 mil.

A proposta tramita em regime de urgência e tranca a pauta do plenário da Casa. Durante a reunião, foram discutidas as emendas apresentadas ao projeto e, nesta sexta-feira, 8, os técnicos do governo irão se reunir internamente para fazer alguns ajustes no texto. Na próxima semana, o governo e os relatores voltarão a se encontrar.

“A nossa expectativa é que o relatório seja concluído em breve, mas a votação ficará para agosto”, destacou o deputado Biffi (PT-MS), relator da proposta na Comissão de Educação e Cultura. A intenção é destinar R$ 2 bilhões para a oferta de bolsas-formação para alunos do ensino profissionalizante até 2012. Para isso, é preciso que o projeto seja aprovado este ano pelo Congresso.
Fonte: TI Inside

Próximos Eventos