+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Visitas a municípios visam melhorias dos Arranjos Produtivos Locais

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Warton Santos, na última semana, visitou os municípios de Piripiri, Pedro II e Bocaina, após determinação do governador para iniciar a execução dos projetos de Arranjos Produtivos Locais. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedet) está elaborando planos de ações para estimular e ampliar os projetos para a exploração de opalas e produção de peixes.

A agenda de viagens começou pelas cidades de Piripiri e Pedro II, com o intuito de conhecer de perto como funcionam os programas do Governo em relação a opala. De acordo com o secretário, “a visita a Piripiri foi no sentido de reativar o centro técnico do município, que está com os laboratórios de química, física e biologia parados”. Em Pedro II, a intenção é fundar um Centro Técnico de Lapidação da Opala.

O secretário afirmou ainda que a entrega desse novo centro técnico deve ser feita durante o Festival de Inverno de Pedro II, previsto para o fim do mês de junho. As máquinas destinadas à Instituição já foram adquiridas, através de convênio com o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Seguindo a agenda, Warton Santos visitou também a cidade de Bocaina, onde existe um projeto de piscicultura, que, recentemente, divulgou a produção anual de mais de 300 toneladas de pescados. A visita foi acompanhada por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Atualmente existem mais de 400 tanques-rede no local, mas o secretário já está tratando da ampliação dos tanques de peixe, por meio de um projeto financiado com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) que visa instalar mais 200 tanques-rede, totalizando 600.

Warton Santos declarou que na próxima reunião do grupo com o governador do Estado irá expor todos os projetos e expectativas da Secretaria decorrentes dessas visitas e mostrar que a Sedet está investindo na disseminação de ações e projetos para ajudar no desenvolvimento econômico e social do Piauí, especialmente na questão dos Arranjos Produtivos Locais.

Fonte: Informativo GTP Apl de 22/02/2011

Compartilhe:

    Próximos Eventos