Notícias

VI Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil-Itália inicia nesta quarta-feira

Os debates do VI Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil-Itália iniciam nesta quarta-feira (30), em Manaus. O evento idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) acontecerá no auditório Eurípedes Ferreira Lins do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM), com o objetivo de estreitar relações entre os dois países na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

O seminário segue até a próxima quinta-feira (31). Além de estreitar as relações entre Brasil e Itália, tem como objetivo incentivar a prática da inovação nas empresas e institutos de pesquisa. O evento é destinado a empresários, representantes de classes, representantes do governo, comunidade acadêmica e lideranças da sociedade civil.

A iniciativa da SECTI-AM conta com o apoio do Sebrae-AM, sendo realizada em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e Embaixada da Itália.

Discussões

As novas tecnologias para a construção naval serão debatidas durante o seminário. O painel sobre novas tecnologias para o setor vai contar com a apresentação do projeto de reestruturação do polo naval do Amazonas, que está em fase de construção. O projeto vai ser apresentado pelo secretário-executivo da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Ronney Campos. Ele destaca a importância do evento diante da possibilidade da troca de experiências e de investimentos, principalmente, devido à expertise da Itália no segmento da construção naval.

O intercâmbio de tecnologias e experiências será estimulado com a presença de painelistas italianos e amazonenses. Do lado italiano, participam o presidente da Modimar, Corrado Montefoschi, e o Project manager da Seacom, Marco Tartaglini. Do lado brasileiro, além do representante da Seplan, participa o diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Waltair Machado. O painel será mediado pela coordenadora geral de Estudos econômicos e Empresariais da Suframa, Ana Maria Souza.

Além da “Construção Naval”, o evento também tem como eixo temático a “Telemedicina”, onde serão evidenciadas as principais características, novas tendências e impactos da utilização estratégica destas tecnologias adaptadas à realidade em âmbito nacional e internacional, explica o chefe do Departamento de Apoio à Inovação da SECTI-AM, Kleber Sousa.

“A expectativa é promover o intercâmbio de informações e experiências entre os dois países, oportunizando a transferência de tecnologias, estimulando novos negócios e até contribuindo para a formulação de políticas públicas”, destaca o titular da SECTI-AM, Odenildo Sena.

Programação:

30/5 – QUARTA-FEIRA

18h30 – Credenciamento

18h30 – Abertura

 

19h15 – Palestra Magna “Olhando para o futuro: a evolução da tecnologia e o impacto na sociedade” – Roberto Saracco – Diretor do EIT Italy (European Institute for Innovation and Technology).

31/5 – QUINTA-FEIRA

8h30 – Credenciamento

9h – PAINEL: “NOVAS TECNOLOGIAS PARA A CONSTRUÇÃO NAVAL”

Apresentação: 1.Prof. Waltair Machado – Universidade Federal do Amazonas (UFAM); 2. Corrado Montefoschi  – Presidente Modimar s.r.l;     3. Marco Tartaglini – Project Manager  (SEACOM); 4. Ronney Cesar Campos (SEPLAN)

Debatedora: Ana Souza – Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA)

11h – Pausa para café

11h15 – PAINEL: “O USO DO TRANSPORTE NAVAL EM AÇÕES ASSISTENCIALISTAS”

Apresentação: 1.ING. Massio Magrini – Swiss School of Management (SSM); 2.Evandro Brandão – Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA)

Debatedor: Prof. Waltair Machado – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

12h15 – Pausa para Almoço

14h30 – PAINEL: “O USO DA TECNOLOGIA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS À DISTÂNCIA”

Apresentação: 1. Prof. PhD Vicenzo Ferrari – EndoCAS da Universidade de Pisa; 2. Graziano De Petris – Hospital da Universidade di Trieste, -Paleoradiologia e Radiologia Forense; 3. Prof. Cleinaldo A. Costa – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Debatedor: Prof. Pedro Máximo – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

16h30 – Pausa para café

16h45 – PAINEL: “INFRAESTRUTURA E REDES”

Apresentação: 1. Graziano De Petris – Hospital da Universidade di Trieste, -Paleoradiologia e Radiologia Forense; 2. Filippo Celestino – TELECOM ITALIA; 3. Umberto Napolitano – TELECOM ITALIA

Debatedor: Prof. Cleinaldo A. Costa – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

17h45 – Encerramento

Serviço:

Evento: VI Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil – Itália

Data: 30 e 31 de maio

Local: Auditório Eurípedes Ferreira Lins, sede do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM).

Endereço: Av. Leonardo Malcher, 924, Centro.

Fonte: SECTI-AM/ Ciência em Pauta.

Próximos Eventos