+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

USP ganha centro de desenvolvimento de aplicativos

Quem quer aprender a desenvolver um negócio com base emaplicativos já pode procurar por essa capacitação na Universidade de São Paulo. Nesta semana, o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica inaugurou um centro de treinamento tecnológico para estimular a criação de soluções móveis, bem como a iniciativa empreendedora dos estudantes.

Chamado Ocean USP, o laboratório será usado para o ensino do desenvolvimento de hardware de aparelhos como smartphones, assim como para a aprendizagem sobre a programação de apps para os sistemas Android e Tizen – presente nas TVs e relógios da Samsung. A universidade informa que o espaço também é palco para a criação de jogos, que são aplicativos populares entre jovens.

O novo centro tecnológico oferecerá cursos livres e intensivos sobre temas variados, que abrangem assuntos como práticas de negócios, planejamento, gestão de projetos e marketing.  Um novo curso de destaque oferecido no centro de capacitação será voltado para a criação de soluções para internet das coisas, o que envolve aplicativos para produtos como TVs e geladeiras.

O Ocean USP é o resultado de uma parceria entre a universidade e a Samsung, que visa aproximar academia e mercado de uma maneira que gere bons frutos para os dois lados. Ao mesmo tempo que os estudantes podem ser orientados com base no que o mercado pede, fica mais fácil para a fabricante detectar e contratar jovens com projetos inovadores.

Antes, o Ocean era um centro de treinamento que ficava na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Levá-lo para dentro da universidade é uma medida que facilita o acesso de estudantes interessados em aprender mais sobre o mercado para aplicativos, games e hardware.

“Essa iniciativa dos professores do Departamento de Engenharia de Produção em conjunto com a Samsung é mais um passo da escola no sentido de formar gente para o sistema produtivo. Principalmente de formar gente que transforme o sistema produtivo”, afirmou o professor doutor José Roberto Castilho Piqueira, que é o diretor da Escola Politécnica da USP, durante a cerimônia de lançamento do Ocean.

Esta não é a primeira vez que a Samsung se aproxima de universidades desta maneira. A companhia sul-coreana já tem uma parceria semelhante com a Universidade Estadual do Amazonas. Combinando as atividades realizadas nos dois centros de capacitação ao longo dos últimos dois anos, foram realizados mais de 1.000 treinamentos e cursos gratuitos para mais de 25.000 pessoas.

“A Samsung quer fomentar uma base de inovadores aqui no Brasil. Essa parceria com a USP nos permite unir o talento e a criatividade dos alunos da universidade com os da comunidade de desenvolvedores que estava conosco no espaço anterior do Ocean, com o objetivo de expandir todo esse conhecimento junto ao DNA inovador da Samsung”, afirmou Gabriel Farias, diretor de inovação da Samsung para a América Latina.

A agenda completa dos cursos pode ser acessada no site do Ocean USP, bem como por meio do aplicativo Ocean, disponível na Google Play Store para smartphones com sistema Android.

Fonte: Exame

Próximos Eventos