Notícias

Universidades baianas definem diretrizes para o setor

As universidades estaduais e federais da Bahia firmaram uma parceria no último dia 15 com o intuito de expandir o ensino superior com qualidade. A união foi realizada durante o 2º Encontro de Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior do Estado, que definiu diretrizes para o setor.

“Nasce aqui um novo momento para o ensino superior público na Bahia”, resumiu o reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Lourisvaldo Valentim. Entre os pontos levantados durante o evento destaque para uma maior articulação entre as universidades e a educação básica, assim como o fortalecimento da pesquisa e extensão.

Também foi destacada a necessidade das universidades investirem mais na produção científica, principalmente no interior, para promover o desenvolvimento equilibrado do Estado. “As instituições públicas de ensino carecem de uma base científica mais sólida. A Uneb, por conta de sua capilaridade, é fundamental para levarmos ciência e tecnologia para regiões menos desenvolvidas”, destacou o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Roberto Paulo Machado Lopes.

Todas as questões discutidas durante o evento irão compor um documento final que será apresentado ao governador da Bahia, Jaques Wagner. A data para entrega do documento ainda não foi definida.

Fonte: Gestão C&T